terça-feira, 10 de novembro de 2015

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
Para sair desta lista, clique aqui.

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Você conhece Antonieta de Barros?

Like Você conhece Antonieta de Barros? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Você conhece Antonieta de Barros?Provavelmente caro leitor você nunca deve ter ouvido falar dessa importante figura catarinense e nacional. Antonieta nasceu em Florianópolis no começo do século XX um período marcado por um intenso racismo e exclusão. Por isso Antonieta teve que enfrentar um triplo preconceito, por ser mulher, por ser negra e ainda por ser pobre. Essas barreiras não impediram de Antonieta […] Leia mais »

A maré de sizígia das vozes das brasileiras contra o patriarcado

Like A maré de sizígia das vozes das brasileiras contra o patriarcado on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A maré de sizígia das vozes das brasileiras contra o patriarcadoDesde meados de outubro vivenciamos dias de protagonismo intenso das mulheres, semelhante à maré de sizígia – “de grande amplitude, que ocorre quando o Sol e a Lua estão em sizígia: alinhados em relação à Terra, e a atração gravitacional entre os dois astros se soma”, durante as luas nova e cheia. Por Fatima de Oliveir […] Leia mais »

Em qual Beasts of No Nation devo acreditar?

Like Em qual Beasts of No Nation devo acreditar? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Em qual Beasts of No Nation devo acreditar?O novo filme do NETFLIX “Beasts of No Nation” tem se tornado tema recorrente no mundo cinematográfico. A trama narra a história de uma guerra em um país não identificado na África (oeste africano). Apesar de oferecer uma visão mais ampla desse processo, não colocando exatamente o lugar em que acontece a história, sugere-se a partir […] Leia mais »

Campanha #PrimeiroAssédio expõe tabu de violência sexual contra meninos

Like Campanha #PrimeiroAssédio expõe tabu de violência sexual contra meninos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Campanha #PrimeiroAssédio expõe tabu de violência sexual contra meninosRafael estava brincando no fliperama com um primo quando sentiu um homem estranho se aproximar demais. O menino ficou incomodado – o desconhecido estava com o pênis ereto e o esfregou nele. Rafael empurrou o primo para o lado e saiu – tinha 10 anos. Por Renata Mendonça Do BBC Marcelo* costumava ficar sob supervisão da […] Leia mais »

Mulheres nas ruas, sem medo, contra o racismo e a violência

Like Mulheres nas ruas, sem medo, contra o racismo e a violência on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Mulheres nas ruas, sem medo, contra o racismo e a violência#AgoraÉQueSãoElas- No triste dia em que se divulga o Mapa da Violência 2015, dando conta de que o número de mulheres negras mortas cresceu 54% em 10 anos (de 2003 a 2013), enquanto que o número de mulheres brancas assassinadas caiu 10% no mesmo período (Faculdade Latino-Americana de Estudos Sociais), o Blog NegroBelchior traz o texto […] Leia mais »

Conto de fadas brasileiro quebra paradigmas ao contar história de amor entre duas mulheres

Like Conto de fadas brasileiro quebra paradigmas ao contar história de amor entre duas mulheres on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Conto de fadas brasileiro quebra paradigmas ao contar história de amor entre duas mulheresUm conto de fadas geralmente traz uma receita já estabelecida: a princesa conhece o príncipe e, após algumas intempéries, acabam juntos com a clássica frase “e viveram felizes para sempre”. No entanto os tempos são outros e, assim como não é nada saudável fazer as crianças acreditarem em uma vida de felicidade ininterrupta, príncipes e […]Leia mais »

Família deixa o Bolsa Família após o pai se formar em medicina

Like Família deixa o Bolsa Família após o pai se formar em medicina on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Família deixa o Bolsa Família após o pai se formar em medicina“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A máxima do educador e filósofo Paulo Freire remete à mudança social que cada um de nós pode promover a partir do conhecimento. A família da dona de casa Aila Adriana deu um largo passo para a transformação de sua realidade através da […] Leia mais »

Novembro Azul traz à tona o preconceito de homens com tratamentos médicos

Like Novembro Azul traz à tona o preconceito de homens com tratamentos médicos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Novembro Azul traz à tona o preconceito de homens com tratamentos médicosA aversão do público masculino a consultórios médicos, infelizmente, não se restringe a um determinado período do ano nem a precauções em torno de uma doença específica Por Diego Amorim Do Fato Online Mais uma vez, o Novembro Azul chega reacendendo o preconceito em torno da prevenção ao câncer de próstata. Entre uma piadinha e outra, […] Leia mais »

Resultados da pesquisa Xongani: moda e ancestralidade

Like Resultados da pesquisa Xongani: moda e ancestralidade on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Resultados da pesquisa Xongani: moda e ancestralidadeUma história que começa quando uma família brasileira se encontra em seus laços africanos e resolvem misturar moda, ancestralidade, beleza e empreendedorismo. Assim nasceu a Xongani, nome da marca de moda afro-brasileira, situada na zona leste de São Paulo. A palavra que dá nome à marca vem do Changane – língua do sul de Moçambique […] Leia mais »

Jurada do MasterChef Brasil conta como sofreu violência sexual

Like Jurada do MasterChef Brasil conta como sofreu violência sexual on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Jurada do MasterChef Brasil conta como sofreu violência sexualPaola Carosella aderiu à campanha #primeiroassédio, por meio do qual as mulheres relatam abusos sofridos Do Correio Braziliense A onda de depoimentos chocantes sobre os primeiros assédios sofridos pelas mulheres – deflagrada após comentários pedófilos terem invadido a internet direcionados a uma criança participante do reality show gastronômico da Band, o MasterChef Júnior – ganhou […] Leia mais »

Movimento Encrespa Geral é realizado em 20 cidades brasileiras e 6 cidades do exterior

Like Movimento Encrespa Geral é realizado em 20 cidades brasileiras e 6 cidades do exterior on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Movimento Encrespa Geral é realizado em 20 cidades brasileiras e 6 cidades do exteriorO Encrespa Geral é um Instituto de Promoção Humana, Desenvolvimento Social e Cultural. Criado por Eliane Serafim em 2013, o projeto incentiva o uso do cabelo natural, crespo e cacheado, a valorização da autoestima, estética e identidade negra. As ações do instituto englobam ainda, a divulgação da cultura popular afro-brasileira  e africana, por meio de eventos […]Leia mais »

Iphan relança livro para marcar 70 anos da morte de Mário de Andrade

Like Iphan relança livro para marcar 70 anos da morte de Mário de Andrade on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Iphan relança livro para marcar 70 anos da morte de Mário de AndradeEm homenagem aos 70 anos da morte do escritor Mário de Andrade, o livro O Turista Aprendizserá relançado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP), na próxima quinta-feira (12), na biblioteca que leva o nome do escritor, na capital paulista. […] Leia mais »

As consequências reais do racismo virtual

Like As consequências reais do racismo virtual on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
As consequências reais do racismo virtualONG “Criola” lança campanha para combater o racismo praticado pela internet Do BBC Jurema Werneck, médica e fundadora da ONG Criola, organização conduzida por mulheres negras, que atua na defesa e promoção de direitos das mulheres negras, “em uma perspectiva integrada e transversal”, falou ao Tarde Nacional sobre a campanha, “Racismo Virtual Consequências Reais“, lançada […] Leia mais »

Insurgência precária: o Fórum Social Mundial

Like Insurgência precária: o Fórum Social Mundial on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Insurgência precária: o Fórum Social MundialAntes da crise econômica iniciada em 2008 e, portanto, antes da Primavera Árabe, dos Indignados em Portugal e na Espanha, dos protestos na Praça Sintagma e do Movimento Occupy Wall Street, a última grande onda de mobilização em escala internacional começou com a chamada Batalha de Seattle em 1999. A passagem de um momento defensivo […] Leia mais »

Ufes demite professor Malaguti após denúncia de racismo em sala

Like Ufes demite professor Malaguti após denúncia de racismo em sala on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Ufes demite professor Malaguti após denúncia de racismo em salaDecisão foi divulgada nesta segunda-feira (9) pela Universidade.  Há um ano, Malaguti foi acusado por alunos por ter dito frases racistas. no G1 O professor Manoel Luiz Malaguti Barcelos Pancinha, acusado por alunos de ter cometido preconceito racial durante uma aula foi demitido do cargo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), segundo a instituição. A informação […] Leia mais »

18 anos: a idade mais perigosa para mulheres no Brasil

Like 18 anos: a idade mais perigosa para mulheres no Brasil on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
18 anos: a idade mais perigosa para mulheres no BrasilDezoito anos de idade, negra e morta dentro de casa. A frase descreve um perfil comum das mulheres vítimas de violência no Brasil, segundo dados de um estudo publicado nesta segunda-feira pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso). Por Fernando Duarte, do BBC De autoria do sociólogo argentino Julio Jacobo Waiselfisz, radicado no Brasil, oMapa […] Leia mais »

De revistas íntimas a intimidações, a humilhação que mulheres de presos enfrentam

Like De revistas íntimas a intimidações, a humilhação que mulheres de presos enfrentam on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
De revistas íntimas a intimidações, a humilhação que mulheres de presos enfrentamA diferença de tratamento entre presidiários ricos e pobres não é o único problema do sistema carcerário brasileiro.  Os contrastes tam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim