quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
Para sair desta lista, clique aqui.

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Especialistas acreditam que chacinas são praticadas por grupos formados por PMs

Like Especialistas acreditam que chacinas são praticadas por grupos formados por PMs on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Especialistas acreditam que chacinas são praticadas por grupos formados por PMs>Na madrugada do dia 19 de setembro, quatro jovens entregadores de pizza foram mortos em frente ao estabelecimento comercial em que trabalhavam, em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Na quinta-feira (24), um policial militar foi preso acusado pelas mortes.  por Elaine Patricia Cruz no Agência Brasil Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o policial […] Leia mais »

Denúncia Túnel Mata Fria-Mairiporã

Like Denúncia Túnel Mata Fria-Mairiporã on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Denúncia Túnel Mata Fria-MairiporãDENÚNCIA Os descendentes de negros forros e de quilombolas residentes na região da Mata Fria (Hortolândia), os integrantes do Movimento “Orgulho Negro Mairiporã” e os moradores de Mairiporã, simpatizantes da causa negra, vêm através desta denúncia repudiar e solicitar revogação do projeto de lei federal número 1860, de 10 de junho de 2015, de autoria […] Leia mais »

Projeto treina moradores de rua como pesquisadores da vida sem teto

Like Projeto treina moradores de rua como pesquisadores da vida sem teto on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Projeto treina moradores de rua como pesquisadores da vida sem tetoEquipe da Ponte participa de pesquisa trabalhando técnicas de entrevista e reportagem com moradores de rua contratados como pesquisadores no Ponte “A população de rua precisa ser ouvida. Se a gente ouvir o que ela quer, resolve o problema dela”, recomenda Paulo César de Paula, com a experiência de anos como morador de rua e militante de […] Leia mais »

“Há no Rio um processo perverso de criminalização da pobreza”

Like “Há no Rio um processo perverso de criminalização da pobreza” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Há no Rio um processo perverso de criminalização da pobreza”Para o deputado estadual, o governo Pezão “alimenta o ódio e o medo na população” ao lidar com os arrastões Por Marcelo Pellegrini Do Carta Capital O Rio de Janeiro viveu, nas últimas semanas, uma série de arrastões em praias nobres da zona sul, sendo a maioria destas ações protagonizada por adolescentes. A onda de violência causou […] Leia mais »

Crônica de uma morte anunciada

Like Crônica de uma morte anunciada on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Crônica de uma morte anunciadaA reforma administrativa, para o Governo Federal, é a bala de prata para debelar a crise política e, caso tenha o mínimo sucesso, arrefecer a crise econômica que já dá sinais claros de que está saindo do nível conjuntural para adentrar na desestruturação dos fundamentos econômicos. No contexto desta crise e da reforma, divulga-se que […]Leia mais »

Jamaica exige que Reino Unido pague indenização por tempos da escravidão

Like Jamaica exige que Reino Unido pague indenização por tempos da escravidão on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Jamaica exige que Reino Unido pague indenização por tempos da escravidãoA visita do primeiro ministro britânico David Cameron à Jamaica está causando confusão entre ambos os países. Isso porque políticos da nação caribenha querem aproveitar a ocasião para exigir que o Reino Unido pague reparação por anos de colonialismo e escravidão. De acordo com o jornal Guardian, tal soma monetária ultrapassaria alguns bilhões de libras […] Leia mais »

Mercadante… de novo!

Like Mercadante… de novo! on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Mercadante… de novo!Quando um ministério como o da Educação vira prêmio de consolação de político que não se saiu bem, não há mais que se falar em uma eventual “pátria educadora”. Se é certo que o exemplo vem de cima, então está dado o recado. Por Luiz Carlos de Freitas Do Avaliacão Educacional Não deu certo na Educação […] Leia mais »

Geografia: Além do professor – Milton Santos

Like Geografia: Além do professor – Milton Santos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Geografia: Além do professor – Milton SantosEsta sala é para mim um presente. Tentarei colocar-me à altura desta sala e à altura da mocidade oferecendo-lhes uma aula, isto é, um momento de reflexão sisudo e maduro, para o qual naturalmente peço atenção porque uma aula é lugar no qual toda contrição tem que ser posta para que o trabalho comum se […] Leia mais »

Marta, FHC, Bicudo e a geração perdida de velhos do Brasil. Por Kiko Nogueira

Like Marta, FHC, Bicudo e a geração perdida de velhos do Brasil. Por Kiko Nogueira on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Marta, FHC, Bicudo e a geração perdida de velhos do Brasil. Por Kiko NogueiraMarta Suplicy, 70 anos. Fernando Henrique Cardoso, 84. Hélio Bicudo, 93. Fernando Gabeira, 74. Et caterva. Por Kiko Nogueira Do DCM Em comum, além das cãs e das rugas, a raiva e a disseminação da raiva. Idosos estão estimulando outros idosos a odiar num grau como eu aposto que você não se lembra de ter testemunhado […] Leia mais »

“Grandes grupos econômicos estão ditando a formação de crianças e jovens brasileiros”

Like “Grandes grupos econômicos estão ditando a formação de crianças e jovens brasileiros” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Grandes grupos econômicos estão ditando a formação de crianças e jovens brasileiros”Em entrevista exclusiva, novo reitor da UFRJ, Roberto Leher, aponta os impactos da lógica mercantilizada sobre a educação brasileira e aponta que como grupos financeiros tentam dominar a educação pública. Por Luiz Felipe Albuquerque Do MST Um grande negócio. É assim que o novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, enxerga […] Leia mais »

Agora só leio livros escritos por mulheres e isto é o que aprendi

Like Agora só leio livros escritos por mulheres e isto é o que aprendi on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Agora só leio livros escritos por mulheres e isto é o que aprendiEm março tropecei com um artigo que encorajava a parar de ler livros escritos por homens brancos, heterossexuais e cisgêneros [“não trans”] durante um ano. Na hora, achei um exagero. Pensei: “Bom, eu leio muitas autoras, por exemplo”. Disse isso em voz alta. Meu parceiro me olhou. Levantamo-nos do sofá e fomos olhar lombadas nas estantes. no […] Leia mais »

Acabar com a Seppir não reduz gastos e é retrocesso no combate ao racismo

Like Acabar com a Seppir não reduz gastos e é retrocesso no combate ao racismo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Acabar com a Seppir não reduz gastos e é retrocesso no combate ao racismoA presidenta Dilma Roussef, neste movimento de ceder às pressões da direita, mesmo tendo sido eleita pela militância dos movimentos populares, anunciou que irá fazer um corte de dez ministérios. A notícia foi amplamente divulgada pela mídia hegemônica que sempre repercutiu a tese conservadora de que um dos maiores problemas do Brasil é o “inchaço” […] Leia mais »

Oficina de Formação Afreaka: A África nas escolas, uma abordagem sem estereótipos

Like Oficina de Formação Afreaka: A África nas escolas, uma abordagem sem estereótipos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Oficina de Formação Afreaka: A África nas escolas, uma abordagem sem estereótiposO Projeto Afreaka se apresenta como uma Iniciativa multidisciplinar que visa romper os estereótipos presentes da África no Brasil. Evocando o seu lado inovador, proativo e artístico e promovendo as vozes de representantes da cultura de raízes afro-brasileiras e artistas e intelectuais contemporâneos do continente africano, o Afreaka convida os professores das redes públicas estadual […] Leia mais »

Novo prédio da ONU em Brasília homenageia ativista Lélia Gonzalez

Like Novo prédio da ONU em Brasília homenageia ativista Lélia Gonzalez on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Novo prédio da ONU em Brasília homenageia ativista Lélia Gonzalez Ícone do movimento negro e de mulheres negras, homenagem se insere no marco da Década Internacional de Afrodescendentes, dos 20 anos da 4ª Conferência Internacional das Mulheres e dos 70 anos de criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945 Do ONU Mulheres Para saber mais sobre a vida e a obra de Lélia Gonzalez, […] Leia mais »

Moradores flagram PMs forjando auto de resistência na Providência

Like Moradores flagram PMs forjando auto de resistência na Providência on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Moradores flagram PMs forjando auto de resistência na ProvidênciaEduardo Felipe Santos Victor, de 17 anos, foi, segundo testemunhas, executado quando já estava rendido por PMs da UPP do Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio. Moradores registraram em vídeo o momento em que os policiais forjam um tiroteio, para mascarar a execução como auto de resistência, ou morte em decorrência de confronto […] Leia mais »

“Meu ex abusivo me fazia alisar o cabelo”

Like “Meu ex abusivo me fazia alisar o cabelo” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Meu ex abusivo me fazia alisar o cabelo”Mariana levou seis anos para entender que as críticas do namorado aos seus cachos não eram para o seu bem, mas para controlá-la. Antes de acabar com o namoro, quase ficou careca… Reportagem: Caroline Cabral, do Sou Mais eu  O João* era um cara bacana com quem eu dançava no “pump it up”, aquela máquina […] Leia mais »
Copyright © 2015 Geledés Instituto da Mulher Negra
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.

Geledés Instituto da Mulher Negra
Rua Santa Isabel 137 - 4º andar
São PauloSP 01221-010
Brazil

Add us to your address book

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim