quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
Para sair desta lista, clique aqui.

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Gregorio Duvivier: Doces e furiosas

Like Gregorio Duvivier: Doces e furiosas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Gregorio Duvivier: Doces e furiosasEstá acontecendo uma revolução. As mulheres tomaram as ruas. Cabe a mim ceder espaço-onde tenho. A coluna de hoje foi escrita por uma mulher. Com vocês, Manoela Miklos. na Folha “A voz do coletivo sempre é masculina. Nas marchas. No estádio. Nos shows. Quando junta todo mundo, o que se ouve é o grave dos todos […] Leia mais »

Artigo: ‘A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil’

Like Artigo: ‘A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Artigo: ‘A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil’Combater o trabalho escravo é criar um ambiente de justiça social, onde todos tenham as mesmas oportunidades Por  WAGNER MOURA, do O Globo  Essa é a frase mais célebre do livro “Minha formação”, do abolicionista brasileiro Joaquim Nabuco. Esse livro foi escrito no final do século XIX, portanto pouco mais de uma década depois de […] Leia mais »

Taís Araújo agradece apoio após ofensas racistas: ‘Vocês me emocionaram’

Like Taís Araújo agradece apoio após ofensas racistas: ‘Vocês me emocionaram’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Taís Araújo agradece apoio após ofensas racistas: ‘Vocês me emocionaram’Taís Araújo agradeceu o apoio de amigos e fãs, na noite de domingo, após publicar no Facebook um desabafo sobre comentários racistas feitos em seu perfil na rede social, no sábado à noite. Depois da imensa repercussão — a mensagem teve mais de 84 mil compartilhamentos e foi curtida por cerca de 575 mil pessoas […] Leia mais »

Coletivo Meninas Black Power realiza I Seminário Internacional Encrespando na PUC-Rio

Like Coletivo Meninas Black Power realiza I Seminário Internacional Encrespando na PUC-Rio on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Coletivo Meninas Black Power realiza I Seminário Internacional Encrespando na PUC-RioO Coletivo Meninas Black Power apresenta o I Seminário Internacional Encrespando, organizado em parceria com o Departamento de Direito da PUC-Rio e Núcleo de Estudos Constitucionais, sob o tema “Refletindo a Década Internacional dos Afrodescendentes (ONU) – 2015-2024”. A  é inovadora e dessa vez, além de ser executada em um tempo maior, discussões sobre educação, cultura, saúde […] Leia mais »

“Oswaldo de Camargo, a vida das letras e das leituras”

Like “Oswaldo de Camargo, a vida das letras e das leituras” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Oswaldo de Camargo, a vida das letras e das leituras”Antigamente eu morria antigamente eu amava, antigamente eu sabia, qual é o chão que resvala se o passo da gente pesa. Hoje que sou homem leve, sem dinheiro, sem altura,  e tenho a boca entreaberta, olhando o incêndio do mundo, vejo a certeza mais certa: eu cavo sempre no fundo! (trecho final do poema “Antigamente”) […] Leia mais »

A criminalização do pensamento crítico

Like A criminalização do pensamento crítico on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A criminalização do pensamento críticoÉ esse pensamento crítico que assusta os promotores da “Escola sem Partido”. Seu discurso ensaiado não disfarça o fato de que são eles que desejam uma escola doutrinária, que imponha aos estudantes um pensamento fechado e os impeça de pensar com as próprias cabeças e, pensando, quem sabe inventar um mundo novo Por Luis Felipe […] Leia mais »

Após questionar socorro a baleados, professora é agredida e presa por PMs de SP

Like Após questionar socorro a baleados, professora é agredida e presa por PMs de SP on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Após questionar socorro a baleados, professora é agredida e presa por PMs de SPMulher foi agredida por quatro policiais na madrugada deste sábado (31) ao perguntar por que vítimas alvejadas não seriam socorridas Por Caroline Oliveira, especial para a Ponte* Na madrugada desse sábado (31), a professora A.. L. R., de 42 anos, que leciona para turmas do 1º ao 4º ano da rede pública do Estado de São […] Leia mais »

A internet odeia as mulheres e ninguém vê problema nisso

Like A internet odeia as mulheres e ninguém vê problema nisso on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A internet odeia as mulheres e ninguém vê problema nissoHomens que possuem espaço na mídia foram instigados a ficarem como espectadores nesta semana, ao invés de escreverem e publicarem textos sobre os direitos das mulheres e questões de gênero. Ou seja, a cederem seu espaço para que elas falassem por si. Portanto, nos próximos sete dias, a partir desta segunda (2), mulheres de diferentes origens, […] Leia mais »

O linchamento de Taís Araújo é fruto da ideia de que no Facebook tudo é permitido

Like O linchamento de Taís Araújo é fruto da ideia de que no Facebook tudo é permitido on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O linchamento de Taís Araújo é fruto da ideia de que no Facebook tudo é permitidoO Brasil é um dos líderes mundiais em número de usuários no Facebook, Twitter e YouTube, e o comportamento das pessoas nessas redes sociais nem sempre é pacífico. Segundo especialistas em direito digital, discussões acaloradas são perfeitamente normais, mas o mundo virtual também tem suas leis, e elas são bem concretas. DCM “Não podemos confundir […] Leia mais »

Quando você mata dez milhões de africanos, você não é chamado de “Hitler”

Like Quando você mata dez milhões de africanos, você não é chamado de “Hitler” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Quando você mata dez milhões de africanos, você não é chamado de “Hitler”O seguinte texto foi escrito por Liam O’Ceallaigh para a página Diary of a Walking Butterfly, em dezembro de 2010. O original pode ser acessado aqui.  O texto foi retirado e traduzido por http://muitoalemdoceu.wordpress.com/. Leopoldo II foi Rei da Bélgica de 1865 a 1909, data de sua morte. Ele comandou o Congo de 1885 a 1908, quando […] Leia mais »

Não é por birra, é por justiça

Like Não é por birra, é por justiça on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Não é por birra, é por justiçaGeralmente quando alguma feminista negra pauta a questão da mulher negra ou aponta que feministas brancas não estão fazendo os recortes necessários para pensar ações que não contemplem somente a elas, alguém diz: “pare de atacar mulheres brancas” ou “parem de criar divisões”, ou ainda “é bobagem esse lance de feminismo negro, feminismo branco, feminismo […] Leia mais »

7 parlamentares que não respeitam os direitos da mulher

Like 7 parlamentares que não respeitam os direitos da mulher on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
7 parlamentares que não respeitam os direitos da mulherRecentemente, a Comissão de Constituição e Justiça na Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que obriga mulheres estupradas a fazerem boletim de ocorrência e exame de corpo de delito para que possam realizar o aborto legal. Esse é apenas um capítulo que envolve um cenário muito maior, com diversos parlamentares. Para esclarecer o assunto, o […] Leia mais »

“É preciso cortar comportamentos machistas em rodas de homens”

Like “É preciso cortar comportamentos machistas em rodas de homens” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“É preciso cortar comportamentos machistas em rodas de homens”Entre a semana passada e esta, mais um feito de Juliana de Faria, 30, ganhou projeção nacional. Indignada com o assédio sexual sofrido nas redes sociais por uma criança de 12 anos (a menina Valentina, participante do Programa Master Chef Júnior), a ativista criou, no Twitter, a campanha #primeiroassedio, convidando todos a compartilharem esse tipo de acontecimento. […] Leia mais »

Volkswagen busca reparar apoio à repressão na ditadura

Like Volkswagen busca reparar apoio à repressão na ditadura on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Volkswagen busca reparar apoio à repressão na ditaduraA Volkswagen é a primeira empresa a negociar uma reparação judicialmente por ter financiado ou participado ativamente da repressão à oposição política e ao movimento operário durante a ditadura militar no Brasil. Dirigente da matriz do grupo que esteve no Brasil neste mês a pedido do Ministério Público Federal (MPF) afirmou ao “Estado de S. […] Leia mais »

Taís Araújo diz que não se intimidará e denunciará ataques racistas

Like Taís Araújo diz que não se intimidará e denunciará ataques racistas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Taís Araújo diz que não se intimidará e denunciará ataques racistasAtriz fez desabafo no Facebook, onde sofreu ataques criminosos: “Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu” Do iG Taís Araújo usou sua página no Facebook para fazer um desabafo sobre os ataques racistas que sofreu na mesma rede social na noite desse sábado (31). Em texto […] Leia mais »

Polícia vai investigar crime de racismo contra Taís Araújo

Like Polícia vai investigar crime de racismo contra Taís Araújo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Polícia vai investigar crime de racismo contra Taís AraújoPerfil da atriz em rede social recebeu comentários de cunho racista na noite de sábado Por ELENILCE BOTTARI, do O Globo  A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) anunciou neste domingo que vai investigar as denúncias de crime de racismo contra Taís Araújo. A atriz escreveu em sua página no Facebook que recebeu diversos […] Leia mais »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim