quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Inter de Lages SC


Waguinho Dias estreia em SC como técnico, mas atuou no estado como atleta
Waguinho Dias, o novo treinador do Internacional de Lages (saiba mais aqui), vai comandar um clube de Santa Catarina pela primeira vez, mas essa não é sua primeira passagem pelo futebol do estado. A chegada de Waguinho ao Colorado Lageano marca seu retorno a Santa Catarina depois de quase 29 anos - mas, agora, ele estará do lado de fora do campo.
Antes de estrear como técnico, Waguinho foi atleta profissional, em uma carreira que, por causa de dores constantes no púbis, precisou ser encerrada quando ele tinha apenas 30 anos. Na trajetória como jogador, Waguinho incluiu uma passagem pelo Hercílio Luz no estadual de 1987.
O início de Waguinho como jogador foi na Ponte Preta. Pela equipe de Campinas, onde jogou desde a base, o novo treinador colorado foi duas vezes campeão da Copa São Paulo, a mais importante competição de categorias de base do país. Os dois títulos conquistados por Waguinho são também os dois da Ponte na competição até hoje.
Depois de passar pela base, Waguinho seguiu para os profissionais da Ponte, pela qual chegou a ser convocado para a seleção brasileira de juniores (hoje, sub-20). A partir de 1986, com 23 anos, ele passou por equipes como XV de Piracicaba, Bragantino, Mogi Mirim e Rio Branco de Americana, todas de São Paulo, além do Hercílio Luz. Em 1991, Waguinho defendeu o Esportivo de Passos (MG), que se classificou em primeiro lugar em sua chave na fase de grupos e chegou ao hexagonal decisivo, ao lado de Atlético-MG e Cruzeiro. Ele retornou ao Rio Branco de Americana, onde encerrou a carreira.
Na trajetória como atleta, Waguinho trabalhou com treinadores de renome do futebol brasileiro, como Cilinho, Carbone e Jair Picerni. NO Hercílio Luz, Waguinho foi comandado por Lauro Búrigo, o "Bruxo", uma das lendas do futebol catarinense fora das quatro linhas.

Clubes elaboram duas fórmulas para o estadual antes do conselho técnico
O conselho técnico do Catarinense 2016 será nesta sexta-feira (saiba mais aqui), mas os clubes já sabem quais fórmulas de disputa estarão em debate no encontro. Nesta segunda, os dez integrantes da Série A chegaram a um acordo sobre as duas opções de formato - e ambas deixam certa a mudança de regulamento em relação a 2015. O Internacional de Lages foi representado na reunião por seu presidente, Cristopher Nunes.
Uma das fórmulas de disputa sugeridas é idêntica à utilizada no Brasileiro da Série A. Todos os dez clubes jogarão entre si, em jogos de ida e volta, com o campeão e os dois rebaixados sendo conhecidos ao fim de 18 rodadas. A outra opção também é por pontos corridos, mas com os campeões de cada turno fazendo a decisão do título.
A reunião entre as dez equipes foi realizada na sede da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes), em Florianópolis, e teve a presença do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto. Diferentemente de outros estados, em Santa Catarina, já é tradição que a fórmula de disputa seja decidida pelos clubes.
A CBF reservou 19 datas para os estaduais de 2016. O Catarinense tem início previsto para o dia 30 de janeiro, e o encerramento deve ocorrer em 8 de maio.

NOS ANEXOS:
- Waguinho Dias como atleta da Ponte Preta e hoje, como técnico (Fotos: reprodução)
- A reunião entre os clubes do Catarinense 2016 realizada nesta segunda-feira (Foto: Paulo Scarduelli)
 
-- 
Inter de Lages
Imprensa

www.interdelages.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim