quinta-feira, 5 de março de 2015

Inter de Lages SC na Disputa do Título Catarinense





Sob chuva, Inter derrota o Avaí e vai brigar pelo título estadual
Não é força de expressão: a noite de 4 de março de 2015 já entrou para a história do Esporte Clube Internacional. A vitória por 2 a 0 contra o Avaí levou o Inter ao hexagonal decisivo do estadual e, de quebra, colocou o clube na Série D do Campeonato Brasileiro. O Colorado Lageano não briga pelo título do Catarinense há mais de duas décadas.
O Inter precisava da vitória para tentar seguir adiante no campeonato, e foi buscá-la desde o início. Reinaldo abriu o placar aos 4 minutos de jogo. Ele recebeu a bola fora da área, girou sobre seu marcador e bateu com força. A bola entrou à esquerda do goleiro Diego, em mais um golaço do Inter na competição.
Pouco depois, o Avaí quase empatou. Fernando Henrique salvou o Inter, em uma finalização avaiana à queima-roupa. Mas o lance não ofuscou o domínio territorial colorado. O time tocava a bola e assustava nos contra-ataques, empurrado pelos mais de 3 mil entusiasmados torcedores. 
Aos 23 minutos, Marcelinho Paraíba bateu falta, encobriu Diego e acertou o travessão. Dois minutos depois, após cobrança de escanteio, Vitor Hugo quase abriu o placar, de cabeça. Entre um lance e outro, a torcida puxava seu tradicional "olê, olê, olê, olê, Inter! Inter!"
Calyson teve ótima chance para ampliar aos 38 minutos, mas chutou por cima depois de driblar o goleiro. O meia-atacante se redimiu aos 40 minutos: em contra-ataque pela esquerda, ele entrou na área e tocou por cima de Diego. Mas o belo gol foi invalidado: segundo a arbitragem, Reinaldo empurrou o zagueiro avaiano quando a bola estava prestes a entrar.
O número de lances de ataque diminuiu no segundo tempo. Um dos mais perigosos foi do Avaí. Aos 18 minutos, Rômulo bateu de longe para tentar encobrir Fernando Henrique, mas o goleiro colorado salto e fez mais uma ótima defesa.
Perto dos 30 minutos, com o campo pesado por causa da forte chuva, os colorados começaram a tocar a bola para tentar mantê-la no ataque, sem correr o risco de sofrer o empate. Mas ainda havia tempo para mais emoção. Aos 42 minutos, Lucas Gabriel pegou a bola na defesa e lançou na ponta-esquerda, para Valdo Bacabal. O atacante passou pelo marcador e, quase sem ângulo, tocou por cima de Diego.
Foi a senha para a explosão da torcida colorada. A chuva não deu trégua durante toda a partida, mas ninguém deixou o estádio enquanto a arbitragem não encerrou o duelo. Com o apito final, os torcedores vibraram - mas permaneceram tensos por mais 40 segundos. Era o tempo que faltava para o encerramento do jogo entre Marcílio Dias e Guarani de Palhoça. A partida estava empatada por 1 a 1. Se o Guarani fizesse mais um gol, ultrapassaria o Inter e poderia comprometer a classificação colorada.
Quando o jogo terminou também em Itajaí, houve nova vibração no Vidal Ramos Júnior. O Inter estava de novo no grupo dos clubes que vão decidir o título catarinense. A última vez que o Inter entrou na fase decisiva do estadual foi em 1992. E, ao chegar ao hexagonal, o Colorado Lageano assegurou também o direito de ser um dos dois clubes que representarão Santa Catarina na Série D do Campeonato Brasileiro de 2015 - o outro é o Metropolitano. É a primeira competição nacional que o Inter vai disputar em 49 anos. A última - e única - foi a Taça Brasil de 1966 (saiba mais no texto a seguir).
O Internacional estreia no hexagonal decisivo neste domingo, em casa, contra o Figueirense. O jogo será às 16h. No hexagonal, todos os clubes jogam contra todos, em jogos de ida e volta. Os dois melhores do hexagonal farão as finais do campeonato.
INTER 2 x 0 AVAÍ
INTER: Fernando Henrique, Canavarros, Hebert, Lázaro e Jefinho; Vitor Hugo (Diogo), Michel Schmöller, Lucas Gabriel, Marcelinho Paraíba e Calyson (Valdo Bacabal); Reinaldo (Bruno). Técnico: Marcelo Mabilia
AVAÍ: Diego, Renato (Cássio), Philipe Maia, Jéci e Eltinho; Eduardo Neto, Revson (Edinho), Renan Oliveira (Renan) e Marquinhos; Rômulo e Bruno Mendes. Técnico: Geninho
Gols: Reinaldo (4'/1T) e Valdo Bacabal (42'/2T)
Público: 3.190 torcedores
Renda: R$ 54.820
***Veja e baixe fotos da partida no perfil oficial do Inter no Flickr

Com vaga no Brasileiro, Inter retorna a uma competição nacional após 49 anos
vitória sobre o Avaí por 2 a 0 nesta quarta-feira deu ao Internacional de Lages uma das vagas no hexagonal final, formado pelos seis clubes que vão brigar pelo título estadual. Mas a classificação para a fase decisiva do Campeonato Catarinense não foi a única conquista do clube obtida com a vitória. A passagem à próxima fase pôs o Inter também na Série D do Brasileiro em 2015, o que marcará o retorno do Colorado Lageano a uma competição nacional após 49 anos.
A primeira - e única - vez que o clube participou de uma competição de alcance nacional foi em 1966. Por ter sido o campeão catarinense de 1965 - em decisão disputada apenas em março de 1966 -, o Inter ganhou o direito de representar o estado na Taça Brasil da temporada seguinte. A Taça Brasil era, então, o grande torneio nacional do futebol brasileiro. Em 2010, seus vencedores foram homologados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como legítimos campeões brasileiros.
A Taça Brasil era disputada em sistema de mata-mata. O Inter enfrentou o Ferroviário, campeão paranaense de 1965 e um dos clubes que, após sucessivas fusões, deram origem ao Paraná Clube. O primeiro jogo, em Lages, acabou com empate por 3 a 3. No jogo da volta, realizado no Estádio Durival de Brito, em Curitiba, os donos da casa venceram por 2 a 0 e eliminaram o Colorado Lageano.
Com sua entrada na Série D, o Inter pode, enfim, começar a planejar um calendário anual. Esse é um dos passos mais importantes do projeto de reorganização do clube iniciado em 2013, quando o Inter ainda estava na terceira divisão do Campeonato Catarinense.
O Metropolitano será o outro representante do estado na Série D do Brasileiro em 2015. O início da competição está previsto para o dia 12 de julho.

NOS ANEXOS:
- Comemoração debaixo de forte chuva, no gramado e nas arquibancadas (Foto: Nilton Wolff)
- Reinaldo, autor do primeiro gol colorado (Foto: Fom Conradi)
- Valdo Bacabal, que fez o segundo gol do Inter no jogo (Foto: Nilton Wolff)
- O Inter de Lages na Taça Brasil de 1966 (Foto: reprodução do livro "Aquelas Camisas Vermelhas"/acervo Mauricio Neves de Jesus)

-- 
Inter de Lages
Imprensa

www.interdelages.com.br

Portal Geledes

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Hoje 24/02 – Ativista feminista Negra Lélia Gonzalez é a homenageada do Projeto Memória

Like Hoje 24/02 – Ativista feminista Negra Lélia Gonzalez é a homenageada do Projeto Memória on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Hoje 24/02 – Ativista feminista Negra Lélia Gonzalez é a homenageada do Projeto Memória“Lélia Gonzalez: O feminismo negro no palco da história”, a nova edição do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil, será lançada no CCBB do RJ No Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), hoje, 24/02, acontecerá o lançamento da nova edição do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil que, em parceria […] Leia mais »

Para onde foi a senzala?

Like Para onde foi a senzala? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Para onde foi a senzala?Em dezembro de 2013, Casa-grande & senzala, o clássico de Gilberto Freyre, completou 80 anos. A obra recebeu inúmeras críticas e revisões nas décadas subsequentes a sua primeira publicação, mas permanece como nosso ensaio sociológico mais influente e, sobretudo, como a mais duradoura das interpretações da sociedade brasileira. Na proposição de Freyre, a casa-grande e […] Leia mais »

Em Lisboa, ativistas invadem barbearia onde cães podem entrar, mas mulheres não

Like Em Lisboa, ativistas invadem barbearia onde cães podem entrar, mas mulheres não on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Em Lisboa, ativistas invadem barbearia onde cães podem entrar, mas mulheres nãoPara proprietário do local, “se entrar uma mulher, o ambiente imediatamente muda”, deixando os homens menos confortáveis para falar “de certos temas” Do Opera Mundi A polêmica em torno da barbearia Figaro’s não é de agora. O estabelecimento localizado na Rua do Alecrim em Lisboa desperta críticas desde praticamente a sua abertura ao público. O […] Leia mais »

Sobre crespo, a luta e a gratidão

Like Sobre crespo, a luta e a gratidão on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Sobre crespo, a luta e a gratidãoTenho andado pelas ruas e perdido as contas. Perdido as contas de quantos cabelos crespos vejo por aí. Crespos mesmo, do jeito que eles são em todo o seu embaraço, com todas as suas irregularidades, em toda multiplicidade de cor e texturas. Não “relaxados”, não “domados” como os querem os rótulos de xampu. Cabelos crespos […] Leia mais »

Tiolândia

Like Tiolândia on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
TiolândiaNão tive filhos, mas tenho dez sobrinhos. A maioria deles criados e donos dos seus narizes. Nunca perguntei se causei alguma influência na formação de cada um. Espero que sim. Fui em aniversários, presenteei. Soltei nos seus ouvidos três ou quatro conselhos de vida. Não me arrependo da arenga, pois tias e tios são conselheiros […] Leia mais »

Papo sério: Representatividade importa

Like Papo sério: Representatividade importa on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Papo sério: Representatividade importaQuem me acompanha no twitter sabe o quanto a questão de igualdade racial é importante na minha vida. Ultimamente, vem sendo o assunto que eu mais exponho minha opinião e a Iris já tinha conversado comigo um tempo atrás, sobre a gente começar a fazer posts para empoderar os leitores do blog sobre algumas questões […] Leia mais »

As Religiões de Matriz Africana e a Escola Apostila (1)

Like As Religiões de Matriz Africana e a Escola Apostila (1) on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
As Religiões de Matriz Africana e a Escola Apostila (1)Nossa contribuição começa quando analisamos o mapa da diáspora africana e a chegada cronológica dos escravos africanos ao Brasil. por Yá comendadora Carmen S. Prisco no Scrib NOSSOS ANCESTRAIS: BANTUS, grupo mais numeroso, dividiam-se em dois subgrupos: angola-congoleses e moçambiques. A origem desse grupo estava ligada ao que hoje representa Angola, Zaire e Moçambique (correspondestes ao […] Leia mais »

Stephen Hawking diz que a agressividade ameaça destruir a raça humana

Like Stephen Hawking diz que a agressividade ameaça destruir a raça humana on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Stephen Hawking diz que a agressividade ameaça destruir a raça humanaCientista que inspirou filme ‘A teoria de tudo’ acredita que a violência é a maior falha da raça humana Do O Globo RIO – O físico Stephen Hawking se tornou assunto nos últimos dias por ter inspirado o filme “A teoria de tudo”, que rendeu ao britânico Eddie Redmayne o Oscar de Melhor Ator neste domingo. […] Leia mais »

Verdadeiros ‘círculos viciosos’, trotes universitários expõem contradições e desafiam uma tradição secular

Like Verdadeiros ‘círculos viciosos’, trotes universitários expõem contradições e desafiam uma tradição secular on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Verdadeiros ‘círculos viciosos’, trotes universitários expõem contradições e desafiam uma tradição secularÀ continuidade ou permanência de uma doutrina, costumes e valores de um grupo se dá o nome de tradição. Sobre ela o historiador britânico Eric Hobsbawm chegou a escrever um livro (A Invenção das Tradições), no qual ele demonstra o quão importante a tradição é na estabilidade social através dos tempos. Mais do que isso: tradições são invenções do homem, […] Leia mais »

Jovens baleados na Palmeirinha são inocentes afirmam família e amigos

Like Jovens baleados na Palmeirinha são inocentes afirmam família e amigos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Jovens baleados na Palmeirinha são inocentes afirmam família e amigosSOS Racismo Brasil e Rede Rádio Mamaterra apoiam Chaun Chambre, que está baleado e sob custódia da polícia com falsas acusações. Seu colega Alan, foi fuzilado pela polícia em mais um flagrante forjado. Informações de nossa colaboradora Junia Silva Costa. Cada vez mais os cidadãos defendem a dignidade e humanidade de seus amigos injustiçados”   […] Leia mais »

Com ‘bênção’ da igreja, transgênero vence preconceito e vira técnica na Itália

Like Com ‘bênção’ da igreja, transgênero vence preconceito e vira técnica na Itália on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Com ‘bênção’ da igreja, transgênero vence preconceito e vira técnica na ItáliaMarina Rinaldi, de 33 anos, é a primeira treinadora de transgênero de um time de futebol masculino na Itália. Por Erika Zidko  Do BBC A convite do pároco local, desde agosto de 2014, ela é a responsável pelo comando do San Michele Rufoli, um time da cidade de Salerno, a cerca de 60 km de Nápoles. […] Leia mais »

O câncer terminal de Oliver Sacks gerou sua belíssima carta de adeus

Like O câncer terminal de Oliver Sacks gerou sua belíssima carta de adeus on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O câncer terminal de Oliver Sacks gerou sua belíssima carta de adeus“A vida de um homem não é mais importante para o universo do que a de uma ostra”, escreveu o filósofo escocês David Hume. Por Kiko Nogueira, do DCM O escritor e neurologista Oliver Sacks pegou emprestado o título da autobiografia de Hume, “Minha Própria Vida”, para um ensaio no New York Times em que contou […] Leia mais »

Para chefe do FMI, igualdade entre os gêneros é a chave para boa economia

Like Para chefe do FMI, igualdade entre os gêneros é a chave para boa economia on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Para chefe do FMI, igualdade entre os gêneros é a chave para boa economiaChristine Lagarde: Apenas com igualdade de gênero podemos ter uma economia mais rentável, diz diretora do FMI no Brasil Post por Paul Vale A diretora do Fundo Monetário Internacional descreveu a igualdade de gêneros como um “imperativo moral” que também ajudaria a produzir uma “economia global mais rentável”. Falando com Arianna Huffington sobre a publicação de um […] Leia mais »

A respeito da satanização da política no Dia do Voto Feminino

Like A respeito da satanização da política no Dia do Voto Feminino on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A respeito da satanização da política no Dia do Voto FemininoHoje, 24 de fevereiro de 2015, no Brasil, celebramos 83 anos da conquista do voto feminino, assegurado parcialmente em 1932, via decreto 21.076 do Código Eleitoral Provisório, pelo presidente Getúlio Vargas: poderiam votar mulheres casadas (com autorização dos maridos), viúvas e solteiras que tivessem renda própria. Em 1934, tais restrições foram suprimidas; todavia as mulheres […] Leia mais »

Polícia investigará homens que transmitem HIV de propósito

Like Polícia investigará homens que transmitem HIV de propósito on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Polícia investigará homens que transmitem HIV de propósitoEnvolvidos ficaram conhecidos na web como ‘clube do carimbo’, por divulgar fotos, vídeos e dicas com ‘passo a passo’ da contaminação Por EDGAR MACIEL – O ESTADO DE S. PAULO A Polícia Civil vai abrir inquérito e fará investigações online de grupos de homossexuais que transmitem o vírus da aids para parceiros sexuais propositalmente. A prática […] Leia mais »

‘Crianças não enxergam a Síndrome de Down do meu filho; adultos, sim’

Like ‘Crianças não enxergam a Síndrome de Down do meu filho; adultos, sim’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
‘Crianças não enxergam a Síndrome de Down do meu filho; adultos, sim’O filho de Caroline White, Seb, de 7 anos, tem Síndrome de Down. Aqui, ela explica por que gostaria que mais adultos o tratassem como as crianças o fazem. Por Caroline White Do BBC Se perguntassem a você quem ou o que te ensinou a mais importante lição de vida, a resposta mais provável seria um […] Leia mais »

Luíza Mahin: um mito libertário no Feminismo Negro

Like Luíza Mahin: um mito libertário no Feminismo Negro on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Luíza Mahin: um mito libertário no Feminismo NegroPrograma Luíza Mahin, mãe do poeta, advogado e abolicionista Luiz Gama – figura entre os grandes nomes celebrados pelo movimento negro brasileiro. Teria sido uma das líderes da maior revolta escrava ocorrida no Brasil – o Levante dos Malês – bem como participado de inúmeras revoltas de escravos ocorridas em Salvador nos anos de 1830. […]