sexta-feira, 17 de julho de 2015

Glória 2 x 1 Guarani de Venâncio Aires (05/07/2015) parte 46

Deputado Federal Jean Wyllys



Mais uma vez, o linchamento, a barbárie eivada de racismo
Cleydenilson Pereira Silva, um jovem de 29 anos acusado de ter cometido um crime, foi amarrado a um poste e espancado até a morte por uma turba de psicopatas em São Luis, Maranhão. Chutes, pedradas, garrafadas, juízo e condena sem juiz nem advogado, sem lei nem direitos, sentenciado à morte por uma multidão surtada de fascismo. Lembrei-me da âncora cafona do telejornal, do fascista viúvo da ditadura, dos propagandistas do ódio e da "justiça" sem lei. Lembrei, também, de um trecho do meu livro "Tempo bom, tempo ruim". Leia mais.

Cunha novamente atropela o processo legislativo na votação da minirreforma eleitoral


Eu sinceramente não sei aonde os desmandos e abusos de poder de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) vão levar a Câmara Federal e o país... Cunha pôs em pauta um projeto de lei apresentado há apenas dois dias, às 21h da terça-feira, e cujo relatório de Rodrigo Maia (DEM-RJ) nenhum de nós conhece. O projeto altera três leis - a dos partidos políticos; a de eleições e o código eleitoral - e, nestas, 76 dispositivos. Ou seja, ele produz um impacto profundo no processo eleitoral, prejudicando partidos pequenos e prevendo limites absurdos de gastos de campanha e de doação empresarial (as principais fontes de corrupção política no país). Apesar da resistência da bancada do PSOL, Cunha tenta, a todo custo, colocar o projeto em votação.


Seminário discutirá valorização da vida


A que vidas estão se referindo quando falam em "valorização da vida", assim, no singular? Precisamos ampliar este conceito urgentemente, para que possamos discutir ações concretas por parte do Estado. Assista aqui ao vídeo da minha fala na Comissão de Seguridade Social e Família.


"Como o senhor concilia a sua defesa do socialismo com a defesa dos direitos LGBT?"


"[...] É verdade que, nos seus inícios, o socialismo cubano foi muito homofóbico, em parte por copiar o pior dos russos, em parte porque o povo cubano, majoritariamente camponês e católico, era homofóbico. E o próprio Fidel Castro pediu perdão por isso e reconheceu que o que fizeram com os homossexuais foi horrível. Hoje Cuba tem uma lei de identidade de gênero que o Brasil não tem e que as travestis e transexuais brasileiras invejariam. E há uma mudança, embora incompleta, como houve uma mudança nos EUA e em outros países. A filha do presidente Raúl Castro é uma ativista LGBT. A gente tem que criticar o que deve ser criticado, mas com a informação completa."
 
Essa é uma das respostas que concedi em entrevista ao jornal baiano A Tarde e que não foram publicadas. Toda a entrevista, na íntegra, vocês conferem no meu site.
 
 


#‎ToComEdmilson‬


Todo apoio e solidariedade ao companheiro Edmilson Rodrigues que, assim como eu, também é vítima de ameaças de morte por defender os direitos humanos de todos e de todas. ‪Saiba mais aqui.


Piso regional para jornalistas


Como muit@s de vocês sabem, sou jornalista de formação. Trabalhei por anos como repórter impresso em jornais da Bahia, depois, já no Rio de Janeiro, estado pelo qual me elegi, me aventurei no jornalismo televisivo. Hoje, estou deputado federal pelo PSOL, mas sigo acompanhando e apoiando também as causas da minha classe profissional, que atualmente vive um momento polêmico em meu estado com as negociações sobre o piso regional, aprovado pela Assembleia Legislativa em março, mas vetado posteriormente pelo governador Pezão.
 
Não poderei estar presente por conta das atividades aqui no Parlamento, mas convoco tod@s a participarem da assembleia que acontecerá hoje, às 21h, no Bola Preta, para discutir o tema. A união dos e das jornalistas em defesa do piso regional é fundamental neste momento. Abrir mão de direitos só aprofundará a crise que nossa profissão vive.
 
 
 
 
Empatia: vista essa pele!



Se por um instante fôssemos capazes de ser o outro. De ver com seus olhos, de compreender seus pensamentos, de sentir o que bombeia o coração e o que corre nas veias. O que mudaria? Essa é a pergunta o pessoal do Vista Essa Pele lança, em um lindo movimento pela empatia como instrumento de transformação do mundo, inspirado nas discussões que fizemos no 12º Seminário LGBT. Confira, curta e vista também essa pele!



O que restará depois que todas as regras forem quebradas? O ‪#‎HavanaConnection‬ dessa semana está no ar: http://goo.gl/k6c96q



Equipe de Assessoria de Comunicação do deputado federal Jean Wyllys
(61) 3215-1646 | ascom@jeanwyllys.com.br

Outras Palavras

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 526 - 10/7/2015


Sob o espectro de uma nova crise financeiraAltas expressivas nas ações e imóveis, em meio a estagnação econômica, sugerem: desigualdade é inédita; excesso de dinheiro em poucas mãos está gerando "bolhas" insustentáveis. Por Jerome Roos (Outras Palavras)

Piketty: na Grécia, a Europa decidirá seu futuro
Autor, de "O Capital no Século XXI" sustenta: associar dívida a pecado, que deve ser pago com penitência, indica atraso mental, ou interesse em preservar privilégios e desigualdades. Entrevista a Gavin Schalliol (Outras Palavras)

E se o Brasil submeter “ajuste fiscal” a plebiscito?
Assim como a Grécia, país está sujeito à ditadura financeira. Só mobilização social pode ser capaz de enfrentá-la, agora que governo Dilma parece rendido a ela. Por João Telésforo (Outras Palavras)

Rosa Luxemburgo, a marxista menos eurocêntrica?
Nova obra sobre revolucionária polonesa-alemã destaca sua contribuição essencial: compreender pioneiramente papel indispensável das periferias no processo de acumulação capitalista. Por Isabel Loureiro (Outras Palavras)

Outros Quinhentos 
oferece livro sobre marxista heterodoxaParticipantes do programa de sustentação autônoma de Outras Palavras receberão quarenta exemplares de Rosa Luxemburgo ou o preço da liberdade (Outros Quinhentos)

O colapso dos grandes herbívoros
Espécies como elefante, rinoceronte e, no Brasil, a anta ameaçadas por mercantilização de seus corpos, expansão do agronegócio e atropelamentos. Fenômeno ameaça biomas cruciais, como a savana. Por Karina Toledona Agência Fapesp(Outras Mídias)
Bolsa-pedal: “Que absurdo!”. Ah, em Paris? “Très élégant”
França conclui com êxito ação que ofereceu, a cada cidadão, R$ 0,75 por quilômetro pedalado até o trabalho. Experimento multiplicou uso de bicicletas e pode ser transformado em lei. Por Débora Spitzcovsky, no The Green Post (Outras Mídias)
-- 


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
Para sair desta lista, clique aqui.

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

A moda com identidade de Mônica Anjos

Like A moda com identidade de Mônica Anjos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A moda com identidade de Mônica AnjosÉ em um sofisticado espaço no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, que a estilista Mônica Anjos cria as coleções que tem agradado mulheres  que, segundo ela,  buscam identidade própria, independente das tendências impostas pelo mercado. Modelos amplos, esvoaçantes, coloridos, floridos, do clássico ao casual. As roupas confeccionadas pela estilista e sua equipe valorizam todas […] Leia mais »

Relatora de CPI reconhece genocídio contra jovens negros

Like Relatora de CPI reconhece genocídio contra jovens negros on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Relatora de CPI reconhece genocídio contra jovens negrosA CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres, da Câmara dos Deputados, vota nesta quarta-feira (15) o relatório final. O relatório conclui que está em andamento um genocídio nessa faixa da juventude brasileira. Lucas Pordeus Leon no Radio Agência Nacional A relatora da CPI, deputada Rosângela Gomes, do PRB, usou os números do Mapa […] Leia mais »

Nossa sociedade tem caminhado por uma perigosa estrada de extremismos

Like Nossa sociedade tem caminhado por uma perigosa estrada de extremismos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Nossa sociedade tem caminhado por uma perigosa estrada de extremismosA difícil tarefa de escrever. É de fato um desafio trazer algo que possamos dividir com o outro e que faça alguma diferença na sua forma de ver o mundo, ou um determinado tema. Por Mônica Francisco Do Jornal do Brasil O desejo de não se tornar repetitiva, monotemática é enorme. Mas diante de situações como […] Leia mais »

Do abrigo lotado à faculdade de direito: a saga de Nadine, uma haitiana no Brasil

Like Do abrigo lotado à faculdade de direito: a saga de Nadine, uma haitiana no Brasil on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Do abrigo lotado à faculdade de direito: a saga de Nadine, uma haitiana no BrasilEnquanto uma multidão se acotovelava à espera das quentinhas com o almoço, uma mulher esperava em silêncio no canto, torcendo para que sobrasse comida para ela. por João Fellet no BBC Deficiente visual e viajando sozinha, a haitiana Nadine Talleis estava há quase dois meses naquele abrigo quando a BBC Brasil a abordou durante uma reportagem […]Leia mais »

Festival da mulher afrolatina tem shows, debates, cinema e mais

Like Festival da mulher afrolatina tem shows, debates, cinema e mais on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Festival da mulher afrolatina tem shows, debates, cinema e maisEvento que celebra a mulher negra, também chamado de Festival Latinidades, chega à oitava edição e acontece no Cine Brasília Do Catraca Livre Com o objetivo de debater sobre as desigualdades de gênero e raça e dar mais visibilidade à cultura negra, o VIII Festival Latinidades chega à Brasília entre os dias 22 e 26 de […] Leia mais »

Família de Eric Garner morto pela polícia nos EUA receberá R$ 18,5 milhões

Like Família de Eric Garner morto pela polícia nos EUA receberá R$ 18,5 milhões on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Família de Eric Garner morto pela polícia nos EUA receberá R$ 18,5 milhõesVítima de 43 anos, pai de seis filhos, morreu no dia 17 de junho de 2014 ao receber um “mata-leão” de um agente A família do afro-americano Eric Garner, morto por policiais de Nova York (EUA) há um ano durante sua prisão, receberá uma indenização de R$ 18,5 milhões (US$ 5,9 milhões), informaram nesta segunda-feira […] Leia mais »

O sanatório geral da política

Like O sanatório geral da política on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O sanatório geral da políticaTem-se um país pronto para alçar voo, com uma sociedade civil complexa, estrutura universitária, de pesquisas, grandes empresas, diversidade regional, mercado de capitais,  múltiplas vocações econômicas. Por Luis Nassif Do GGN Mas há um vácuo político e uma imprevisibilidade total sobre os desdobramentos da crise. Vamos a uma análise dos principais personagens: Fernando Henrique Cardoso – […] Leia mais »

“Meu gênero é feminino. Sou mulher”, diz primeira coordenadora travesti da SDH

Like “Meu gênero é feminino. Sou mulher”, diz primeira coordenadora travesti da SDH on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Meu gênero é feminino. Sou mulher”, diz primeira coordenadora travesti da SDHSymmy Larrat conta sua trajetória em entrevista exclusiva à Agência Brasil Marcello Casal Jr/Agência Brasil “Não me sinto inserida, me sinto excluída, mesmo ocupando um cargo como eu ocupo”. Esse é o desabafo de Symmy Larrat, a primeira travesti a ocupar a função de coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) da […] Leia mais »

Obama reduz a pena de 46 condenados por tráfico de drogas

Like Obama reduz a pena de 46 condenados por tráfico de drogas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Obama reduz a pena de 46 condenados por tráfico de drogasCondenados há muitos anos, eles tinham penas mais severas que as atuais. Pela lei atual, muitos já estariam em liberdade, justificou o presidente. no G1 O presidente americano, Barack Obama, reduziu nesta segunda-feira (13) a pena de 46 americanos condenados por tráfico de drogas, argumentando sua decisão com a necessidade de corrigir algumas penas excessivas […] Leia mais »

Segurança de loja tira bebê do colo da mãe enquanto ela o amamentava, no Reino Unido

Like Segurança de loja tira bebê do colo da mãe enquanto ela o amamentava, no Reino Unido on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Segurança de loja tira bebê do colo da mãe enquanto ela o amamentava, no Reino UnidoSegundo Caroline Starmer, funcionário da Primark disse que se ela quisesse a filha de volta deveria ir buscá-la Do O Globo  O segurança de uma loja da rede Primark na cidade de Leicester, no Reino Unido, retirou um bebê de 9 meses à força dos braços da mãe enquanto a mulher amamentava a filha, expulsando-as […] Leia mais »

“A política de drogas criou esse pesadelo em que hoje vivemos”

Like “A política de drogas criou esse pesadelo em que hoje vivemos” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“A política de drogas criou esse pesadelo em que hoje vivemos”Gilberta Acselrad diz ser preciso relembrar antigos costumes para quebrar tabus. “No passado, conviver com drogas não foi tão problemático. Elas são parte da experiência humana.” Por Sonia Racy Do Estadao Perguntas não faltaram. Entre 1990 e 2012, em escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro, jovens de 14 a 17 anos não tiveram medo […] Leia mais »

Turca mata o marido após ele tentar mandá-la a prostíbulo e vira símbolo em redes sociais

Like Turca mata o marido após ele tentar mandá-la a prostíbulo e vira símbolo em redes sociais on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Turca mata o marido após ele tentar mandá-la a prostíbulo e vira símbolo em redes sociaisMulher de 28 anos foi presa pelo assassinato e disse não ter arrependimentos Do Revista Marie Claire A turca Çilem Doğan, de 28 anos, colocou seus polegares para cima ao ser presa, acusada da morte de seu marido Hasan Karabulut, de 33 anos. Ela ainda usava uma camiseta com os dizeres: “Caro passado, obrigada por […] Leia mais »

Projeto ‘Sexualidade e Ignorância’ reflete sobre sofrimento causado por homofobia (FOTOS)

Like Projeto ‘Sexualidade e Ignorância’ reflete sobre sofrimento causado por homofobia (FOTOS) on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Projeto ‘Sexualidade e Ignorância’ reflete sobre sofrimento causado por homofobia (FOTOS)Você já ouviu ofensas por ser gay? Estas pessoas, já. Por Diego Iraheta Do Brasil Post E as palavras reverberaram, marcando a dor por ser diferente: Expor as feridas de pessoas que foram discriminadas por causa da orientação sexual é o objetivo da galeria Sexualidade e Ignorância, produzida por estudantes da Jornalismo Júnior, empresa dos alunos de […] Leia mais »
Copyright © 2015 Geledés Instituto da Mulher Negra
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.

Geledés Instituto da Mulher Negra
Rua Santa Isabel 137 - 4º andar
São PauloSP 01221-010
Brazil

Add us to your address book


sair desta lista    atualizar preferências