quarta-feira, 8 de junho de 2016

Outras Palavras


http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 662 - 7/6/2016




EUA, a eleição como sintoma do declínio
Crescimento de candidatos anti-establishment marca o fim de um período. Além de influência global, país perde coesão interna. E a "era de ouro" não voltará… Por Immanuel Wallerstein (Outras Palavras)

A Espanha desafia a democracia de fachada
Uma frente de esquerdas desponta como candidata ao governo. Conservadores e El País alarmam-se. E se os eleitores ousarem desobedecer? Por Nuno Ramos de Almeida (Outras Palavras)

Brasil: crise profunda e direita disposta a tudo
Uma visão francesa sobre o golpe: desde 2013, país divide-se entre os que querem "menos Estado" e os que exigem mais serviços públicos. Disputa está longe do fim. Por Pierre Salama (Outras Palavras)

Temer e Serra correm para entregar Pré-Sal
Cada vez mais envolvidos em denúncias de corrupção, governo e sua base correm para aprovar, na Câmara, projeto Serra-Jucá. Texto fere Petrobras e beneficia petroleiras internacionais. Por Luiz de Queiroz, no GGN (Outras Mídias)

Em vídeo, a nova ofensiva do governo contra os índios
Um dos líderes da bancada ruralista reafirma compromissos do presidente em exercício com fim das demarcações de terras. Gravação revela: é urgente mobilização nacional em defesa dos povos originários. Por Casé Angatu (Blog da Redação)

Fala o geógrafo preso por lutar pela Reforma Agrária
Ativista em favor de novo modelo agrícola, Valdir Misnerovicz foi preso em 31/5. Polícia de Goiás não o acusa de ato algum, mas simplesmente de "integrar organizaçao criminosa": o MST. Por Marco Weissheimer, no Sul21 (Outras Mídias)

Muhammad Ali e a tentativa de endireitar rebeldes
Como o sistema cuida de neutralizar quem o ameaça, tornando dóceis as personalidades históricas que lutaram contra sua lógica e apagando seus atos subversivos. Por Gustavo Henrique Freire Barbosa (Outras Palavras)

O circo tenebroso (e infantil) das finanças globais
Em "Jogo do Dinheiro", a máquina financeira de concentrar riquezas e poder aparece em seu lado dramático -- e, ao mesmo tempo, sua tendência ao futil e ao brega. Por José Geraldo Couto (Outras Palavras)

“O desnecessário de tudo o que nos faz homens”, por Ismael dos Anjos
Será possível desconstruir os privilégios e as prisões do masculino? Os tem que e os não pode? Os últimos dias de um vaqueiro sertanejo podem dizer algo a respeito. Curadoria e narração: Alexandre Machado (Blog da Redação)

Outros Quinhentos propõe: livros sobre episódios da História brasileiraSorteios especiais para os participantes do programa de sustentação autônoma de Outras Palavras são possíveis graças a parcerias com editoras engajadas. Por Simone Paz Hernandez (Outros Quinhentos)

--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim