sexta-feira, 29 de julho de 2016

Aeroporto de Cargas de Vacaria RS

Um leitor nos enviou essa matéria por e-mail sobre o aeroporto de cargas de Vacaria RS.
Aeroporto de Vacaria
11 h ·
1) TERMINAL DE CARGAS GERA EMPREGO E RENDA.
Projetado nos anos 90 para descentralizar as Cargas aéreas, diante da exaustão do Salgado Filho, o Aeroporto de Cargas de Vacaria foi construído ao longo de quinze anos e concluído em 2010 no Governo Yeda.
Surpreendente e equivocadamente, foi rebaixado à simples Aeródromo (Governo Tarso). Pior, desprezou o projeto de construção do Terminal de Passageiros elaborado pelo Governo Yeda e deu outro destino aos recursos carimbados no Orçamento de 2011.
Sei bem disso tudo, pois me empenhei e votei a Emenda ao Orçamento em 2010. Agora no período eleitoral o Aeroporto avança e quem sabe possa reabrir a discussão do antigo Terminal de Cargas por concessão à iniciativa privada.
Emprego e renda? Explico no próximo post.
2) TERMINAL DE CARGAS –EMPREGO E RENDA
O Terminal de Cargas (conheci o de Viracopos em Campinas) é operado pela iniciativa privada, que constrói hangares, segurança e proteção ao voo. São aviões que transportam milhares de pacotes de compras on-line para distribuição no Polo Regional de Vacaria que dispõe de invejável logística na Br116, Br285, Rs122 e Rs456 com acesso à Br470.
Outros possíveis operadores :
- Transporte de Valores.
- Transporte Postal (Correios)
- Operadoras de Saúde
- Servicos de Táxi Aéreo e Turismo
- Serviços da Aviação Agrícola
- Transporte de Passageiros.
3) O QUE FALTA? Veremos a seguir.
O QUE FALTA NO AEROPORTO DE VACARIA?
1) A prefeitura construir a Casa da Guarda (Zelador) e nomear um servidor para as funções.
2) O Estado construir o Terminal de Passageiros.
3) Recuperar o status de Aeroporto de Cargas através da mobilização comunitária.
4) Atrair empresas para abrirem filiais de suporte em Vacaria.
SONHO? Começou como um sonho, mas envolveu muitos visionários que Pensando Vacaria transformou o projeto em realidade.
Construiu com poucos recursos públicos (30% do Estado) e recursos privados (70% do PROFAA, fundo das passagens aéreas) e ainda deu lucro para Vacaria. O prefeito Ângelo Mezari comprou uma área rural e na permuta a municipalidade ganhou a área urbana do antigo Aeroporto da Lomba Chata. Só falta escriturar.

Um comentário:

  1. Interessante, mas será uma luta difícil iniciar com as operações de carga em primeiro lugar. Acredito que após a construção do terminal de passageiros, pode-se começar a operar uma linha regular. A linha pode ser até uma segunda frequência vinda de Lages,( a primeira já foi implantada com sucesso) ou seja, São Paulo - Lages - Vacaria - Porto Alegre. Viabilizaria a linha nos dois sentidos e atingiria tanto São Paulo como Porto Alegre com um pouso intermediário. É urgente e necessário que o aeroporto já opere voo por instrumento baseado em informações GPS ou RNav no jargão aeronáutico. Aeroporto opera por instrumento, se não, é somente mais um aeródromo com pouca infraestrutura.
    Acredito firmemente que a extensão do voo de Lages até Vacaria é a melhor opção com prosseguimento para Porto Alegre. Saudações,

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