quinta-feira, 7 de julho de 2016

Outras Palavras

Outras Palavras agora produz vídeos e abre canal no YouTube
Nosso jornalismo de profundidade examina temas centrais da conjuntura em filmes curtos, porém densos. Por que adotamos a nova linguagem? Quais os planos futuros?

Car@ amig@,
Queremos fazer um convite especial a você, que acompanha regularmente o trabalho de Outras Palavras por meio de nosso boletim de atualização. Nosso projeto editorial – sustentado integralmente pelos leitores, por meio do programa Outros Quinhentosestá vivendo uma expansão. dez dias começamos, experimentalmente, a produzir material jornalístico também em vídeo. Os primeiros resultados acabam de ser publicados num novo canal do YouTube (para receber todas as atualizações, clique aqui) Gostaríamos que você ajudasse, com sua opinião, a consolidá-lo. Por isso, expomos a seguir os objetivos da iniciativa.
Desde 2010, Outras Palavras examina grandes temas nacionais e internacionais. Uma rede de colaboradores, hoje com mais de 500 integrantes, produz ensaios sobre Política, Cultura, Comportamento, Sociedade e Economia. Buscamos profundidade e fugimos do panfleto. Vivemos uma crise civilizatória global, que implica enormes riscos e oportunidades. Estamos convencidos de que só será possível superá-la de modo positivo compreendendo os principais fenômenos brasileiros e internacionais além da superfície e dos chavões.
Dois fatores nos levam, agora, a fazê-lo também em vídeo. Primeiro: queremos debater, além das tendências de longo prazo, os acontecimentos correntes – aqueles que, segundo Immanuel Wallerstein, acabarão definindo se da crise do capitalismo emergirá um sistema-mundo muito mais democrático e igualitário ou, ao contrário, tirânico e desigual. A informalidade e coloquialidade do vídeo favorecem uma intervenção mais rápida.
Estamos convencidos de que é possível manter, em vídeo, a profundidade que buscamos em nossos textos. Sua opinião é essencial neste ponto. Pedimos que examine, em nosso canal, os filmes já produzidos. Falamos sobre assuntos muito relevantes. O plebiscito que tirou a Grã-Bretanha da União Europeia. As causas do voto anti-establishment pelo Brexit. As eleições na Espanha, em que o Podemos, partido-movimento, cresceu – mas ficou aquém do que se esperava. O golpe de Estado no Brasil (identificamos os golpistas divididos em duas facções, articuladas porém potencialmente divididas em temas cruciais). A nova lei eleitoral, que ameaça excluir dos debates candidatos destacados como Luiza Eurndina e Marcelo Freixo, e partidos como o PV e o PSOL. A mudança no algoritmo do Facebook, os sinais de que a internet está ameaçada por mercantilização e vigilância e a luta em defesa de uma rede realmente livre.
Como editor de Outras Palavras, assumi a responsabilidade de iniciar o novo canal. Assino as primeiras análises em vídeo. A ideia, porém, é bem mais vasta. Nossa presença na nova linguagem pode se desdobrar em entrevistas, difusão de filmes essenciais para compreender um mundo em transe, quiçá documentários produzidos por nós mesmos ou nossa rede de colaboradores. No momento, o que nos anima é comunicar a nova iniciativa e propor que você opine sobre ela. Suas críticas e contribuições podem ser enviadas por email: antonio@outraspalavras.net.
Outras Palavras é, vale lembrar, um projeto coletivo. Nos últimos três anos, fomos capazes, por meio de Outros Quinhentos, de nos tornar sustentáveis mesmo sem publicidade empresarial ou de governos. Se você já está envolvid@ neste esforço, receba, mais uma vez, nosso agradecimento. Se ainda não participa, sugerimos considerar a hipótese. Em tempos muito difíceis, como os que vivemos, é preciso adotar atitudes ainda mais ousadas.
Agradecemos desde já. Com o convite à sua participação ativa no desenvolvimento de nossa nova ação editorial vai também o nosso


Forte abraço


Antonio Martins
Editor de
Outras Palavras

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim