sábado, 8 de outubro de 2016

Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net

Boletim de atualização - Nº 711 - 6/10/2016



Brasil: a dimensão geopolítica do golpe (1)
Incapazes de dominar ordem mundial pós-Guerra Fria, EUA incomodaram-se com ascensão da Ásia e América do Sul. Sua reação é indispensável para compreender reviravolta no Brasil. Por Luís Fernandes (Outras Palavras)

Mais quatro análises sobre as eleições municipaisAldo FornazieriOs Escombros do PT. Para Leonardo Sakamoto, A esquerda perdeu, mas não está morta. Valter Pomar especula Sobre os Epitáfios. Mauro Lopes descreve A vitória dos ricos(Outras Palavras)
Fragmentar a sociedade, projeto conservador
Para Márcio Pochmann, terceirização geral, em debate na Câmara e STF, reflete projeto de oligarquias financeira e agrária, que já não tem projeto para país -- exceto punção da riqueza e trabalho. Por Carlos Drummond, na Carta Capital (Outras Mídias)

No S.Francisco, triste retrato dos nossos rios
"Velho Chico" está vazio. No Amapá, pororoca não existe mais. Em Minas, 1200 pequenos cursos foram eliminados. Decadência coincide com expansão da monocultura, mas lucros calam as críticas. Por Roberto Malvezzi (Gogó)  (Outras Palavras)

Sertão do Nordeste: um deserto em 25 anos?
Medições revelam: aumentam os dias de seca, mesmo nos dois meses tradicionalmente úmidos. Temperaturas podem aumentar até 2ºC até 2040, com consequências dramáticas. Por Peter Moon, na Agência Fapesp (Outras Mídias)

Como as elites agem para manter os juros altos
Um trabalho acadêmico desmente justificativa "técnica" para termos as taxas mais altas do planeta. Surge outra explicação: além dos banqueiros, grande indústria e agronegócio beneficiam-se da política monetária atual. Por Carlos Drummond, em Carta Capital (Outras Mídias)

O Carteiro e o Poeta
Há 43 anos, num 23 de Setembro, morria Pablo Neruda, em circunstâncias ainda não esclarecidas. Como lembrança, a transcrição comentada de trechos do filme que resgatou seu vínculo com a multidão e a arte. Por Flávio Ricardo Vassoler  (Outras Palavras)

Cinema Novo, resgate criador
Filme de Erik Rocha revê o grande movimento cinematográfico brasileiro dos anos 1960. Tratado sem reverência, ele surge não como peça de museu -- mas algo vivo, capaz de transformar ainda hoje. Por José Geraldo Couto  (Outras Palavras)
--Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook
 





_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim