Rádio WNews

terça-feira, 3 de maio de 2016

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
Para sair desta lista, clique aqui.

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

“Isto aqui”, o Brasil, é uma República democrática e laica!

Like “Isto aqui”, o Brasil, é uma República democrática e laica! on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
fatima_oliveira4
Sou apaixonada pelos ideais republicanos. Sei quase de cor o “Manifesto Republicano” – publicado em 1870 no jornal “A República”, cujo principal redator foi Quintino Bocaiúva (1836-1912). Escrevo com regularidade sobre a República porque tenho a opinião de que ela tem sido muito desrespeitada em nosso país. Por Fátima Oliveira via Guest Post para o Portal Geledés ... Leia mais »

A culpa calada

Like A culpa calada on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
744351
É preciso aprender a não ser bem-vindo. Mas há uma maneira de se ser sempre bem-vindo: como ouvinte, leitor, estudante ou espectador. A melhor maneira de aprender a calar a boca é ensinar os nossos ouvidos a ouvir. Por MIGUEL ESTEVES CARDOSO, do Publico No PÚBLICO de sábado a Joana Gorjão Henriques escreveu sobre a Plataforma Femafro ... Leia mais »

MC Branquela é assassinada na Zona Sul de Manaus

Like MC Branquela é assassinada na Zona Sul de Manaus on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
MC-Branquela-e-assassinada-na-Zona-Sul-de-Manaus-600x450
Na noite deste sábado (31/4), a cantora de rap Brenda Pontes Lemos, 21, a “MC Branquela”, foi assassinada com sete tiros, na Rua Nova, bairro São Lázaro, zona sul de Manaus. Do No Amazonas é assim Pouco antes de ser assassinada, MC Branquela ligou para sua namorada, Kethellen Bezerra Aires, 19, informando que estava indo ... Leia mais »

O Exemplo: A voz negra do Rio Grande do Sul

Like O Exemplo: A voz negra do Rio Grande do Sul on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
jornais
“Na verdade a mão escrava Passava a vida limpando O que a mão branca sujava” ( Gilberto Gil / A mão da limpeza)   por  Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite * via Guest Post para o Portal Geledés Lutando por justiça, inclusão social e combate ao racismo, um periódico marcou sua presença de forma ... Leia mais »

“Ser mulher negra é a minha essência, não a minha sentença”

Like “Ser mulher negra é a minha essência, não a minha sentença” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O9EddpbN
“Ser mulher negra é a minha essência, não a minha sentença”. Com esta frase terminava a apresentação em vídeo preparada pelas criadoras da Plataforma Femafro, e estava aberto o debate no 1.º Encontro de Feministas Negras em Portugal. A Plataforma Femafro, uma organização de mulheres negras, africanas e afrodescendentes em Portugal, apresentou-se no MOB – ... Leia mais »

Luana Interrompida: no caminho da vida o racismo e a lesbofobia

Like Luana Interrompida: no caminho da vida o racismo e a lesbofobia on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
13077030_775715375897498_5039476766488125795_n
“Não serei livre enquanto outra mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas” Audre Lorde Por Emanuelle Goes Do População negra e Saude Luana ceifada, Luana exterminada, Luana assassinada, causa básica da morte: racismo e lesbofobia, Luana transgrediu a sociedade brasileira porque queria ser inteira, queria ser só ela, amar outras mulheres ... Leia mais »

Mulher fica grávida do quarto filho após ligadura de trompas e pretende processar o hospital

Like Mulher fica grávida do quarto filho após ligadura de trompas e pretende processar o hospital on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
laqueadura
Fernanda Silva de Araújo não tem conseguido dormir nos últimos dias. Mas não é o vento frio que chega por cima do muro do sobrado onde mora, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, que tira o sono da jovem de 27 anos. Sem dinheiro para concluir a obra, ela coloca os três filhos para ... Leia mais »

“Escondi a gravidez, fui ao banheiro de casa e fiz meu parto sozinha”

Like “Escondi a gravidez, fui ao banheiro de casa e fiz meu parto sozinha” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
8jl3zpi3wl0398z2hzxywp6y3
Aos 26 anos, Alice Souza encarou 9 meses de gestação sem contar para a família, amigos e até mesmo o pai da criança Por Beatriz Bradley Do IG O que leva uma mulher a esconder a gravidez durante 9 meses dos próprios pais, amigos e do pai do bebê? Medo talvez seja a resposta na maioria ... Leia mais »

Negra, ex-catadora e “favelada”: Você conhece a escritora mineira lida em 14 línguas?

Like Negra, ex-catadora e “favelada”: Você conhece a escritora mineira lida em 14 línguas? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
carolina-maria-de-jesus
Carolina Maria de Jesus foi cozinheira, empregada doméstica e passou fome. Com dois anos de estudo, escreveu sobre o cotidiano das favelas em contos, poesias e romances Do Brasileiros Não é todo dia que uma escritora vende 1 milhão de exemplares só no Brasil e é traduzida para 14 línguas. Também não é sempre que ... Leia mais »

Carta para quem deseja assumir o Cabelo Natural

Like Carta para quem deseja assumir o Cabelo Natural on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
xperfil-adriana-adea-transitei.jpg.pagespeed.ic.GdOa33NI_R
Finalmente você cansou dos alisamentos químicos e do calor da chapinha. Finalmente você resolveu dar uma chance para si mesma e descobrir aquilo que sempre nasceu em você, mas que nunca pôde ser exatamente como é. por Adriana Adeia no Transitei Essa, infelizmente, não será uma jornada fácil. É provável que a sua família não ... Leia mais »

Negrita Mc relata casos de racismo e diz, “tô sentido falta de ideologia no Rap”

Like Negrita Mc relata casos de racismo e diz, “tô sentido falta de ideologia no Rap” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
CAPA4
O Racismo no Brasil tem sido um problema desde a era escravocrata e, nos dias de hoje, por mais velada que tente ser, ainda existe de uma forma bem escancarada. O racismo e a desigualdade de gênero produzem a falta de acesso ou o acesso de menor qualidade de serviços e direitos para a população negra, ... Leia mais »

Leci Brandão: a sambista que comprou a briga da merenda em SP

Like Leci Brandão: a sambista que comprou a briga da merenda em SP on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
lleci
História de vida levou deputada a construir seu mandato em torno de demandas das minorias Por Giorgia Cavicchioli, do R7 Acordar cedo, limpar salas de aula, lavar banheiros e ir estudar no final da tarde. Quando criança, a agora deputada Leci Brandão (PCdoB) precisava ajudar a família. De dona Lecy a jovem não tinha herdado ... Leia mais »

17° Festa do Divino Espírito Santo

Like 17° Festa do Divino Espírito Santo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Cartaz Divino 2016.final
Evento, que ocorre ao longo do mês de maio, apresenta tradição maranhense do catolicismo popular conduzida por mulheres, as Caixeiras do Divino  enviado por Carlos Eugênio Marcondes de Moura para o Portal Geledés De 7 a 24 de maio de 2016 acontece a 17° Festa do Divino Espírito Santo. Realizada anualmente pelas Caixeiras da Família ... Leia mais »

Fabiana, a primeira condutora: “Como mulher e como negra, esse momento representa muito para mim”

Like Fabiana, a primeira condutora: “Como mulher e como negra, esse momento representa muito para mim” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
5849f682-5095-4cbc-a47d-9d87efb95b38
A chama olímpica está a caminho de Brasília e será conduzida, a partir desta terça-feira (3), pelas cinco regiões brasileiras. Uma cerimônia no Palácio do Planalto dará início ao revezamento que vai mobilizar mais de 12 mil condutores e chegar a cidades que representam mais de 90% da população brasileira. Por volta das 10h, uma ... Leia mais »

Mulher Negra – Uma análise da raça

Like Mulher Negra – Uma análise da raça on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
760x0_1462195637_1712705274
Um corpo descomunal, envolto em sedução, olhar profundo, seios fartos, boca carnuda, coxas bem delineadas, bunda arredondada, pernas sensuais, e um jeito de conquistar envolto no semblante de uma figura extraída da imaginação de Jorge Amado, quando assim compôs Gabriela. Do Jornal da Cidade  Falar sobre o corpo da mulher negra implica, a priori, pensarmos ... Leia mais »

A fúria do machismo de deputados e senadores.

Like A fúria do machismo de deputados e senadores. on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
hqdefault (2)
Eduardo Cunha vem promovendo, em nomes das bancadas da bala, da bíblia e do boi, a aprovação de vários projetos da TFP dos pastores eletrônicos, considerados anti-feministas, e misóginos. Do Andradetalis O exotismo  está que mulheres vêm participando desse movimento patriarcal, notadamente as esposas do segundo ou terceiro casamentos de pastores, e fora da religião ...