quarta-feira, 11 de maio de 2016

Negros e Mulheres Ocupam Melhores Cargos das Empresas

Negros e mulheres ocupam menos de 20% dos cargos altos das empresas

Segundo BID e Ethos, 28,2% das companhias promovem ações para elas e 8% para afrodescendentes

     
  •   
POR 
Apenas 13,6% dos postos mais altos em empresas são ocupados por mulheres - Tomohiro Ohsumi / Bloomberg
SÃO PAULO — Apenas 4,7% dos cargos executivos das 500 maiores empresas brasileiras são ocupados por negros. As mulheres também são minoria, com só 13,6% dos postos mais altos. Os números estão em estudo sobre o perfil social, racial e de gênero nas empresas brasileiras divulgado nesta quarta-feira pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Instituto Ethos. No atual ritmo de evolução das participações destas minorias nas companhias, o equilíbrio no quadro só ocorrerá em pelo menos 150 anos, segundo Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos.
Segundo constatou a pesquisa, a grande maioria das empresas nem sequer têm ações afirmativas para incentivar a presença de mulheres e afrodescendentes. Das 500 companhias estudadas, apenas 3,9% têm alguma forma de ação afirmativa para aumentar a presença de afrodescendentes e 11% contam com este tipo de política para ampliar a presença de mulheres.
— O quadro de funcionários das empresas precisa refletir o que é a sociedade. Mas não vemos isso hoje — comentou Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos.
Para a americana Judith Morrison, da divisão de Gênero e Diversidade do BID, “as empresas não estão contemplando toda a sociedade.”
O material mostra que a proporção de afrodescendentes no mercado de trabalho como um todo também é muito inferior ao de brancos. Para se ter uma ideia, no quadro funcional, categoria superior apenas a de estagiários e trainees, o número de brancos é quase o dobro (62,8% de brancos e 35,7% de afrodescendentes). Em cargos de supervisão, os brancos são 72,2% contra 25,9% de afrodescendentes. Em cargos de gerencia, os negros são apenas 6,3% ante com 90,1% de brancos; no quadro executivo são 4,7%, comparados com 94,2% de brancos; e nos conselhos de administração são 4,9%, contra 95,1% de brancos.
As mulheres também são sub-representadas no ambiente profissional, de acordo com o estudo. No quadro funcional, o número de homens é quase o dobro do de mulheres (65,5% de homens e 35,5% de mulheres). A tendência se intensifica nos cargos mais altos. Em cargos de gerência, a proporção de homens é quase o dobro que a de mulheres (68,7% comparados com 31,3%); no quadro executivo, a proporção de homens é seis vezes maior que a de mulher (86,4% de homens, comparado com 13,6% de mulheres); e nos conselhos de administração, é oito vezes maior (89% comparados com 11%).
— Quando as empresas tiverem dentro de si o espelho da sociedade, vão conseguir tomar melhores decisões e agregar valor ao seu negócio — completou Abrahão.
A pesquisa também destaca as principais políticas de ação afirmativa empreendidas pelas empresas para a inclusão de diversos públicos vulneráveis, como afrodescendentes, mulheres, pessoas com deficiência e público LGBT. Entre as empresas que buscam promover a igualdade em seu quadro de funcionários, 43,1% têm políticas voltadas para pessoas com deficiência, 28,2% para mulheres, e apenas 8% para negros.
O objetivo da pesquisa, segundo explicou Judith, é ajudar as empresas a conhecer melhor o perfil dos executivos e funcionários para possibilitar a promoção da diversidade racial e de gênero.
— Não temos tempo para aguardar que esse problema se resolva sozinho -- disse, para completar: -- Precisamos de ações concretas e imediatas das empresas — disse Judith.
O material está sendo apresentado nesta manhã a gestores de recursos humanos de várias empresas, como Avon, Natura, Walmart, Serasa Experian, Sodexo, Carrefour, Shell, Bayer, Goldman Sachs e Ambev, nesta manhã em São Paulo.
Quando as empresas tiverem dentro de si esse espelho da sociedade, vão conseguir tomar melhores decisões e agregar valor ao seu negócio. As empresas não estão contemplando toda a cidade


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/negros-mulheres-ocupam-menos-de-20-dos-cargos-altos-das-empresas-19277091#ixzz48O0kfkRk 
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
Para sair desta lista, clique aqui.

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

4 iniciativas feitas e comandadas por mulheres que estão mudando o mundo

Like 4 iniciativas feitas e comandadas por mulheres que estão mudando o mundo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
black-rosie-cropped-620x400
No fim de abril participei como jurado do prêmio The Bobs, da Deutsche Welle, que escolhe os melhores sites de ativismo online em 14 idiomas. Por Maurício Santoro, do HuffPost Brasil O júri se reuniu em Berlim onde debatemos os indicados e votamos nos campeões em quatro categorias – cultura, tecnologia, jornalismo cidadão e mudança social. Para além das ... Leia mais »

Sábado de Cultura Negra e Afrojoada em Madureira

Like Sábado de Cultura Negra e Afrojoada em Madureira on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
c67f4bd7702bc67b43d98a496cdf3c0e
Projeto reúne sambistas para celebrar a data da Libertação do Escravos Por  Nayra Cezari Enviado para o Portal Geledés Afrojoada homenageia com o prato principal dos sambistas, a feijoada, para  celebrar  a Abolição da Escravatura  (saudada na sexta-feira, 13 de maio), com Samba de Raiz e Feira de Empreendedores Axé Brasil, neste sábado, 14 de Maio de ... Leia mais »

Leticia Sabatella relata ao papa preocupação com crise política no Brasil

Like Leticia Sabatella relata ao papa preocupação com crise política no Brasil on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
sabatella-e-papa
Para a atriz, democracia brasileira está ameaçada com a imposição de um “impeachment sem justificativa”; ela acredita que o papa possa dar visibilidade ao problema da intolerância política disseminada no país Da Revista Fórum  A atriz Leticia Sabatella e a juíza Kenarik Boujikian Felippe, do Tribunal de Justiça de São Paulo, tiveram um encontro com o ... Leia mais »

Na véspera do golpe, religiões se unem pelo Brasil

Like Na véspera do golpe, religiões se unem pelo Brasil on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
1425676147mariacarolinatrevisan
No gramado do Palácio do Planalto, onde Dilma ainda é a comandante, um ato interreligioso inaugurou o último dia antes do golpe por Maria Carolina Trevisan no Brasileiros Brasília dormiu sob a tensão, a incredulidade e a incerteza que envolvem o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Essa imagem teve seu ápice de surrealidade na ... Leia mais »

Mulheres são presas em confusão com Tia Eron em voo da LATAM

Like Mulheres são presas em confusão com Tia Eron em voo da LATAM on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
mulheres_sao_presas_em_confusao_com_tia_eron_em_voo_da_tam
Uma delegação de mulheres baianas que estava a caminho da IV Conferência Nacional de Políticas Para Mulheres, foi detida em um voo da LATAM (antiga TAM), em Brasília. Depois de constatarem que a deputada federal Eronildes Vasconcelos Carvalho, a Tia Eron, do PRB, estava no avião junto com o tucano Jutahy Magalhães, elas proferiram algumas ... Leia mais »

A comédia alemã e a violência nas favelas

Like A comédia alemã e a violência nas favelas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
monica-francisco
As favelas cariocas vêm passando por uma nova transformação. Não se tem mais  tanta certeza da “paz” alardeada já há alguns anos. Paz essa que, com todas as ressalvas possíveis, só era dita existente pela ausência dos tiroteios e mortes sistemáticas. Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil  Estamos assistindo a um crescente número de conflitos ... Leia mais »

Sobre as mães de filhos mortos

Like Sobre as mães de filhos mortos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
LELÊ TELES
minha mãe partiu, se eu fosse me lamentar hoje por isso estaria a falar de um filho e não de uma mãe. Enviado por  Lelê Teles via Guest Post para o Portal Geledés  quero falar da mãe. é verdade que eu não tenho mais aquela mulher que eu ligava só pra ouvir a voz dela ... Leia mais »

O Brasil que sempre foi dividido

Like O Brasil que sempre foi dividido on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Brasil-dividido...-e1414153578360-735x310
“O Brasil está dividido. E quem dividiu foi o PT”. No mar de argumentações a favor do impeachment e condenando o (ainda) atual governo, essa foi e ainda tem sido uma das frases que mais passaram pelas tribunas do plenário da Câmara dos Deputados. Essa argumentação preocupa porque explicita que o que está em jogo ... Leia mais »

Alguma poesia, por Cidinha da Silva

Like Alguma poesia, por Cidinha da Silva on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
cidinha3
Escritora comenta as contribuições literárias de “Correntezas e outros estudos marinhos”, de Lívia Natália, e destaca alguns de seus poemas preferidos Por Cidinha da Silva, da Revista Fórum  No dia 17 de abril de 2016, durante a homologação do golpe contra Dilma na Câmara dos Deputados, quando a leoa Jandira Feghali se aproximou do microfone para votar ... Leia mais »

Niousha Roshani, antropóloga: ‘O discurso de ódio on-line pode matar’

Like Niousha Roshani, antropóloga: ‘O discurso de ódio on-line pode matar’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
201604281737317250
Pesquisadora do Berkman Center, da Universidade de Harvard, iraniana veio ao Rio para conferência sobre racismo e discurso raivoso na internet POR CLARISSA STYCER, do O Globo  “Sou iraniana, mas cresci na Costa do Marfim. Em Harvard, pesquiso sobre discursos racistas nas redes sociais, comparando a Colômbia, que foi minha casa por mais de dez ... Leia mais »

Jovem é alvo de racismo em faculdade de Madureira: ‘Pede àquela ali pra baixar o volume do cabelo’

Like Jovem é alvo de racismo em faculdade de Madureira: ‘Pede àquela ali pra baixar o volume do cabelo’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
racismo-faculdade-larissa
Uma jovem de 18 anos afirma ter sido vítima de um comentário racista quando deixava a faculdade Souza Marques, em Madureira, Zona Norte do Rio, na última quinta-feira. Funcionária da instituição, Larissa Inácio estava acompanhada de uma amiga no banheiro, quando ouviu de uma outra mulher que trabalha no local um recadinho desagradável que teria ... Leia mais »

A Arquitetura Precisa Reconher, Além Do Papel Social, Os Debates Sobre Raça E Gênero

Like A Arquitetura Precisa Reconher, Além Do Papel Social, Os Debates Sobre Raça E Gênero on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
a-estudante-stephanie-ribeiro
Resolvi fazer arquitetura de forma bem inocente depois de ter feito vários testes vocacionais que encontrei no Google. Quando descobri ser um dos cursos mais concorridos nas universidades públicas brasileiras, pensei em desistir. Mas eu já estava fisgada pela história da arquitetura e seu papel social. Por Stephanie Ribeiro, do Modefica Entretanto, nada é perfeito. Arquitetura e ... Leia mais »
Copyright © 2016 Geledés Instituto da Mulher Negra
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.

Geledés Instituto da Mulher Negra
Rua Santa Isabel 137 - 4º andar
São Paulo, SP 01221-010
Brazil

Add us to your address book


sair desta lista    atualizar preferências
 

Comissão da Educação (1)