sexta-feira, 10 de junho de 2016

Deputado Estadual Santini

Poderes alertam sobre a gravidade do congelamento do orçamento

O presidente da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, deputado Ronaldo Santini (PTB) coordenou audiência pública para apresentação e discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício econômico-financeiro de 2017 (PL 108/2016 – PLDO 2017). A reunião foi realizada nesta quinta-feira (9), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, onde parlamentares e chefes dos poderes debateram pontos para construir soluções para a superação da crise no Estado, além de alertar para a gravidade do congelamento do orçamento, o que, segundo eles, deve atingir a prestação de serviços à população.
Estiveram debatendo o PL, o presidente do Tribunal de Justiça desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, o secretário estadual do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional Cristiano Tatsch, procurador-geral de Justiça Marcelo Lemos Dornelles, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Pedro Henrique Polli de Figueiredo, defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, o auditor público externo, Gilson André Hansen, representando o Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul, além do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Adilson Troca, e o relator da LDO deputado Gabriel Souza.
            Santini, que presidiu a audiência pública, lembrou que cabe ao relator da LDO a difícil missão de arbitrar a peça orçamentária, que traz, mais uma vez, o congelamento do orçamento dos Poderes – destacando que a crise enfrentada pelo Rio Grande do Sul vem sendo construída nos últimos 30 anos. “Na fala dos representantes dos Poderes, ficou muito claro que todos estão fazendo a sua parte no que diz respeito ao enfrentamento desta crise, com a redução dos gastos, o que reflete na qualidade dos serviços prestados à população, como é o caso da saúde e segurança”, expos o parlamentar, mencionando que os Poderes, a exemplo do Legislativo e Judiciário, estão economizando e devolvendo recursos ao Executivo.
            A convite do presidente da Comissão de Finanças, somente neste ano é a segunda vez que os chefes dos Poderes estão presentes em audiências na Assembleia Legislativa – sendo uma inédita a presença das lideranças para debater a LDO. “Cabe a esta Casa fazer uma análise muito fria, a Comissão de Finanças e aos parlamentares cumprir o seu papel, que é a defesa da constituição. Sendo assim, partimos do pressuposto de que temos que ter a harmonia dos Poderes, inclusive na discussão e na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias”, concluiu o deputado trabalhista.

Texto e Foto: Mayara Dalla Libera

--

Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini (PTB)
Assessoria de Comunicação
Jornalistas: Ederson da Rocha e Mayara Dalla Libera
(51) 3210 1903 
(51) 9548 3591
(51) 9841 4084
(54) 9666 5533


Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):

Deputado Estadual Ronaldo Santini

Santini participa de audiência dos Municípios Sem Acesso Asfáltico

Em Montauri, na noite de quinta-feira (9), o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) participou de audiência pública da Comissão Especial dos Municípios sem Acesso Asfáltico da Assembleia Legislativa do RS. Compuseram a mesa de autoridades o prefeito de Montauri, Marcelo Boff, seu vice-prefeito, Nelcir Stefenon, o presidente da Câmara de Vereadores, Cacildo Possa, o prefeito de União da Serra, Luiz Mateus Cenci, o presidente da Amesne e prefeito de Vista Alegre do Prata, Ricardo Bidese, o prefeito de Santo Antônio do Palma, Gerson Luiz Richato, o prefeito de Guabiju, Braulio Marcos Garda, o representante do DAER de Passo Fundo, Adriano Oliveira, além dos deputados Gilmar Sossela e Vilmar Zanchin.
Durante o encontro, que contou com a presença de 150 munícipes, os parlamentares apontaram que em 2016 ainda existem 16% dos municípios gaúchos que não possuem acesso asfáltico. Santini lembrou que esta é uma luta de décadas em prol da infraestrutura. “A casa cheia demonstra a ansiedade e a importância do assunto para toda a população. Nós, ao longo dos últimos anos, temos empreendido uma luta hercúlea, incansável e com a parceria da Amesne conseguimos federalizar a 470 – com a coleta de 100 mil assinaturas. Essa transferência de despesa das mãos do Estado para a União teremos mais recursos para manter as outras as outras estradas e concluir os asfaltos que vão desenvolver as nossas regiões”, destacou o petebista.

A comissão
A Comissão foi instalada em março deste ano, tendo como presidente Gilmar Sossella e como integrantes os parlamentares Ronaldo Santini, Altemir Tortelli, Zé Nunes, Vilmar Zanchin, Sérgio Turra, Gilberto Capoani, Eduardo Loureiro, Adolfo Brito, Liziane Bayer, Juliano Roso e Zilá Breitenbach.
O objetivo é debater as políticas do Governo do Estado para solucionar o problema da falta de acesso asfáltico para os municípios; batalhar pelo andamento e reinício das obras de afastamento nas diversas regiões do RS; buscar recursos junto a órgãos como o BNDES ou CAF que possibilitem as obras de acesso asfáltico.

Relação de municípios sem acesso asfálticos
Amaral Ferrador, Cerro grande do Sul, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Boa Vista do Incra, Coqueiros do Sul, Boa Vista do Cadeado, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Faxinalzinho, Itatiba do Sul, Mariano Moro, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Ivorá, Jari, Pinhal Grande, Quevedos, São Martinho da Serra, Lagoa Bonita do Sul, Tunas, Lagoão, Guabiju, Montauri, Protásio Alves, São Jorge, União da Serra, Alegria, Porto Vera Cruz, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Caraá, Itati, Eugênio de Castro, Garruchos, Itacurubi, Pirapó, Rolador, Ubiretama, Muliterno, Santo António do Palma, Barra do Guarita, Braga, São Valério do Sul, Sede Nova, Vista Gaúcha, André da Rocha, Capão Bonito do Sul, Jaquirana, Monte Alegre do dos Campos, Pinhal da Serra, Santo Expedito do Sul, Tupanci do Sul, Nova Ramada, Boqueirão do Leão, Capitão, Coqueiro Baixo, Sério, Travesseiro, Riozinho, Cerro Grande, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Novo Tiradentes, Pinheirinho do Vale, São José das Missões, São Pedro das Missões, Barão do Triunfo, Arroio do Padre, Cerrito, Pedras Altas.

Texto e foto: Mayara Dalla Libera

--


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini (PTB)
Assessoria de Comunicação
Jornalistas: Ederson da Rocha e Mayara Dalla Libera
(51) 3210 1903 
(51) 9548 3591
(51) 9841 4084
(54) 9666 5533


Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):

Garibaldi

Website
Website
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
Email
Email

Horários diferenciados nas vinícolas

Todas as vinícolas que atendem turistas e integram a Rota dos Espumantes de Garibaldi abrirão em horários diferenciados nos próximos meses.
Dias 11 e 12: Battistello, Don Laurindo, Milantino e Courmayeur | 10h às 16h - * Don Laurindo das 10h às 15h no domingo

// Leia +
Créditos: Alexandra Ungaratto
// Notícias

30º Edição do Festival Colonial

O final de semana em Garibaldi foi marcado pela farta gastronomia, animação, comercialização de produtos e cultivo das tradições italianas. Foram estas as motivações que levaram cerca de três mil pessoas aos Pavilhões da Fenachamp, nos dias 4 e 5 de junho, para prestigiarem a 30ª edição do Festival Colonial Italiano.

// Leia +

Créditos: Gabriele Baruffi

Turismo é pauta pelo Estado

Inserida na programação do 1º Seminário de Turismo e Enogastronomia, a reunião-almoço desta segunda-feira (6) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) trouxe para o debate o turismo como fonte de desenvolvimento. Para abordar o tema, a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, que também é consultora e coordenadora de entidades nacionais e internacionais do setor, defendeu o turismo como forma de desenvolvimento regional.

// Leia +

Créditos: Julio Soares

Campanha premia fotos do outono

Com cores quentes e uma luz diferenciada, o Outono é um espetáculo à parte na Serra Gaúcha. Com o objetivo de registrar essa beleza e compartilhar o encanto do período nas redes sociais, a Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi criou um concurso fotográfico para a estação. Os vencedores foram revelados na última segunda-feira, 6, tendo sido a foto de  Ana Lilian Brock - @lilianbrock - a grande escolhida.

// Leia +

Créditos: Ana Lilian Brock

Vaga de estágio no CAT

A Secretaria de Turismo do Estado abriu uma nova vaga para estágio no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Garibaldi. Entre os requisitos estão cursar Turismo, Letras, Direito, Administração de Empresas, Informática, Geografia e Guia Técnico em Turismo. Mais informações no fone (54) 3462 8235, na Secretaria de Turismo e Cultura.

// Leia +

Créditos: Alexandra Ungaratto

Palestra sobre cidadania italiana

Garibaldi receberá uma palestra com informações sobre o passo-a-passo do processo de cidadania italiana. A conversa que ocorre na próxima quarta-feira, dia 15, às 19h30min, será coordenada por Nátali Lazzari, garibaldense que mora em Verona, na Itália. O ingresso é 1kg de alimento não-perecível e o encontro será na Fisul.

// Leia +

Créditos: Divulgação
// Foto da Semana
A geada foi a visitante ilustre da semana.
Créditos: Alexandra Ungaratto
// Horários de atendimento
Tim-Tim:
O passeio de Tim-Tim, caminhão de guerra de 1944, adaptado para o transporte de turistas com capacidade de 50 lugares, será realizado todos os sábados, às 11h. A saída ocorre em frente ao Centro de Atendimento - CAT, da Avenida Independência, ao lado da Cooperativa Garibaldi.

Arquivo Histórico:
Funciona sob agendamento no telefone (54) 3462 8119.
Centro de Atendimento - CAT: 
- Segunda a sábado das 9h às 16h;
- Domingos das 9h às 13h.

Museu Municipal:
- Terça a sábado das 9h às 11h30min e das 13h às 17h;
- Domingos e feriados das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel:
- Segunda a sexta-feira das 8h às 19h;
- Sábados das 8h às 12h.
Os melhores espumantes, vinhedos e gastronomia, a toda hora no seu celular. Siga @turismogdi no Snapchat. :)

 
Baixe o app Garibaldi Turismo e conheça as atrações do município. Disponível para os sistemas iOS e Android
Você está recebendo este e-mail pois se cadastrou no envio de news da Secretaria de Turismo de Garibaldi.

Secretaria de Turismo de Garibaldi • Rua Júlio de Castilhos, nº 254 • Bairro Centro • GaribaldiRS

Caso esteja com problemas, você pode visualizar este e-mail no navegador.

.

Instituto Tiradentes Aponta o Vereador Alessandro Dalla Santa Como o mais atuante


Fonte: Instituto Tiradentes

Uma pesquisa realizada em Vacaria RS o Vereador Alessandro Dalla Santa apareceu em primeiro com 124 pontos, O Vereador Dagmar Dengo 117 pontos e a Vereadora Jane Andreola com 107 pontos.

Segundo Pesquisa de Um Partido a Pré-Candidata Elisabete Ritter de Vargas Será Prefeita em Vacaria RS

Foto: Câmara de Vereadores

Hoje recebi por fontes uma pesquisa de um partido político ligado a Via Popular de Vacaria RS que mostra que a pré-candidata á Prefeita Elisabete Ritter de Vargas está em primeiro lugar, o Vereador Dagmar Dengo em segundo lugar, Amadeu Boeira em terceiro lugar, Jaime Perin em quarto lugar e em quinto lugar o Vereador Alessandro Dalla Santa. O PMDB um partido forte em Vacaria com um militância forte começa a surgir como favorito. Será uma disputa muito interessante em Vacaria RS será bom para observarmos a diversas teses sobre projetos para a nossa cidade. O pré-candidato Jaime Perin na pesquisa pois o mesmo no período que foi realizado a enquete desse partido ligado a Via Popular ele era ainda candidato.

Geada Em Vacaria RS Na manhã de hoje