quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 755 - 15/1/2017



Wallerstein: o que esperar da era Trump
Os riscos de desmonte de toda a legislação social nos EUA. O plano fantasioso de aliar-se à Rússia contra a China. O arsenal nuclear nas mãos de alguém imprevisível. Por Immanuel Wallerstein (Outras Palavras)

No Tapajós, duas Amazônias em confronto
Reportagem sobre um conflito emblemático. De um lado, a expansão do agronegócio, das mineradoras, de mais de 40 hidrelétricas. De outro, povos indígenas e comunidades tradicionais que habitam a floresta há 10 mil anos -- e resistem. Por Mauricio Torres e Sue Branford (Outras Palavras)

Dória: a política sob a forma do ridículo
A obra de Glauber Rocha, a farsa de Berlusconi ou a redução da política contemporânea a publicidade: o que explica melhor as performances do prefeito de São Paulo? Por Fran Alavina (Outras Palavras)

Bolívia: em vez do velho Legislativo, o Autogoverno Indígena
Em Reforma Política singular, um município guarani substitui os vereadores por três conselhos populares e restitui justiça comunal. Constituição de 2009 garantiu mudança. Com tradução de Bruno Bassi (De Olho nos Ruralistas)

O que o Brasil deveria aprender com o escândalo da Volks
Congresso quer autorizar carros a diesel, que são até trinta vezes mais poluentes. Submissão de parlamentares a empresas parece cada vez mais intolerável. Por Claúdio Angelo, no Observatório do Clima (Outras Mídias)

Dois filmes sobre o que resta, em meio às ruínas
Em "Eu, Daniel Blake" (na imagem), Ken Loach resgata solidariedade e integridade num mundo onde a tecnologia converteu-se em prisão. "O que está por vir", da jovem Mia Hansen-Løve, opõe duas estratégias para confrontar o sistema. Por José Geraldo Couto (Outras Palavras)
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e no YouTube

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim