quinta-feira, 1 de março de 2018

Outras Palavras

Boletim de Atualização - Nº 942 - 28/2/18
Novos fatos expõem estratégia do presidente: ampliar incessantemente as tensões, para bloquear o debate sobre os temas nacionais e flertar com o imponderável. Por que funcionou, até agora? Quais as brechas? Por Antonio Martins (Outras Palavras)

Outra facada nas costas do SUS?Em nome da “autonomia”, ministério da Saúde adota portaria que permite a municípios descuidar de pilares do sistema – como a Saúde da Família e o controle sanitário – e abre caminho para privatizar rede de atendimento. Por Raquel Torres Gurgel (Outra Saúde)

A epidemia de jovens reclusos em seus quartosO fenômeno dos “hikikomori”, jovens em autorreclusão, torna-se uma epidemia no Japão, atinge um milhão de pessoas, e avança no Ocidente. Quais suas bases? Por Matteo Zorzoli, com tradução da IHU Online (Outras Mídias)

Itália: uma nova esquerda à vista?Viola Carofalo, líder do "Potere ao Popolo", que reúne comunistas, ativistas de movimentos sociais, sindicalistas e católicos, diante do desafio de somar 3% dos votos no domingo. Por Federico Larsen, com tradução do IHU Unisinos (Outras Mídias)

Militarização, fenômeno globalPresença das forças armadas em conflitos urbanos espalha-se do Haiti a Londres ou Ferguson (EUA) – e foi proposta por think-tanks norte-americanos desde anos 1990. Curso com Reginaldo Nasser debaterá este tema crucial, a partir de março (Terra em Transe)

Cerrado: sob risco de devastação irreversívelPesquisa sobre um dos mais exuberantes biomas brasileiros demonstra: uma vez degradado, ele não se recompõe totalmente. Relutância de proprietários de terra dificultou conclusão do estudo. Por José Tadeu Arantes*, na Agência Fapesp (Outras Mídias)

Outras Palavras oferece bolsas para encontros sobre Literatura & CachaçaSessão sobre José Lins do Rego abre, neste sábado, debate sobre presença do destilado na cultura e história do país -- com degustação da bebida. Colaboradores do jornalismo independente têm 50% de desconto e concorrem a duas bolsas. Por André Takahashi (Outros Quinhentos)


Boletim de atualização do site Outras Palavras. Somos copyleft: a  reprodução de todo o material publicado é bem-vinda e sem ônus mercantil, desde que citada a fonte. Interessados em receber o boletim devem clicar aqui. Para deixar de recebê-lo, aqui. Acompanhe nossas novidades também no YouTube e Facebook
_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim