sexta-feira, 4 de maio de 2018

Grêmio 5 x 0 Cerro Porteño



Grêmio 5 x 0 Cerro Porteño



Inter 0 x 0 Cruzeiro



Inter 0 x 0 Cruzeiro



Inter 0 x 0 Cruzeiro



Inter 0 x 0 Cruzeiro



Inter 0 x 0 Cruzeiro



Handebol no Brasil

Handebol no Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)
Handebol, no Brasil, é um esporte que mesmo ignorado pela TV aberta e longe da popularidade do vôlei e do basquete, é a segunda modalidade mais praticada nas escolas brasileiras, atrás somente do futsal.[1]
Segundo dados divulgados em 2003 pela Federação Internacional de Handebol (IHF), o Brasil ocupava a 5a posição mundial com relação a números de praticantes federados no esporte, com cerca de 201.048 com vínculos em 687 clubes e 7.774 equipes.[2]
A historia do handebol surgiu no brasil apos a 1 grande guerra mundial trazido por imigrantes alemães que vieram ao país estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas. Mas foi em São Paulo que este esporte teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1° Presidente Otto Schemelling.[3]
Ele foi oficializado como esporte de salão com sete jogadores de cada lado no ano de 1954, quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol - a primeira competição deste desporto no país - que foi jogado em um campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, que foi demarcado com cal(40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m).
Porém, ainda assim o Handebol permaneceu restrito ao estado de São Paulo até 1960, quando, a partir dessa década, ele se difundiu no país graças aos esforços de Augusto Listello, professor da cidade de Santos, que apresentou o esporte a colegas de outros estados de forma didática. Sua popularização definitiva adveio com a sua inclusão nos III Jogos Estudantis Brasileiros realizado em Belo Horizonte-MG em julho de 1971.[4]
A rápida expansão do esporte pelo território nacional fez com que em 1979 fosse criada a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). O fato da sigla ter o “b” minúsculo após o “H” em CBHb deu-se em função da Confederação Brasileira de Hipismo ser mais antiga e, portanto, já existir a sigla CBH já registrada no então Conselho Nacional de Desportos (CND). A criação da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) - cujo primeiro presidente foi o professor Jamir André - fez com que a organização do Handebol brasileiro fosse tirada das mãos da Confederação Brasileira de Desportos, que, na época, gerenciava todos os esportes brasileiros.
No ano seguinte a sua criação, a recém-criada Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) promoveu pela primeira vez a disputa da 1ª Taça Brasil de Clubes, na cidade de São Paulo.
Em 1991, as Seleções Brasileiras Masculina e Feminina, participam pela primeira vez dos Campeonatos Mundiais Juniores, respectivamente na Grécia e na França. Já no a no seguinte, s Seleção Brasileira Masculina participa pela primeira vez dos Jogos Olímpicos. A seleção Feminina só iria participar pela primeira vez dos Jogos Olímpicos na edição de 2000, sediada em Sidney.
Em 1996, o Brasil recebe por escolha unânime da Assembléia Geral da Federação Internacional de Handebol, o Troféu Hans Baumann, como o país que mais contribuiu para o desenvolvimento do Handebol na década.[5]
Atualmente, mesmo ignorado pela TV aberta e longe da popularidade do vôlei e do basquete, o handebol é a segunda modalidade mais praticada nas escolas brasileiras, atrás somente do futsal.[1] Segundo a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), estima-se que existam mais de 1 milhão de praticantes no país – num cálculo que inclui atletas não necessariamente confederados (os que participaram de algum torneio de nível nacional).[1]

Referências

  1. ↑ Ir para:a b c espn.uol.com.br/ Esse estranho futebol jogado com as mãos
  2. Ir para cima atlasesportebrasil.org.br/ Handebol no Brasil
  3. Ir para cima handebolbh.wordpress.com/ História do Handebol no Brasil[precisa-se de fonte melhor]
  4. Ir para cima futuroeventos.com.br/ A história do Handebol no Brasil
  5. Ir para cima ibict.br/ CAPACITAÇÃO DE TREINADORES NO HANDEBOL BRASILEIRO: A COMPLEXIDADE COMO ALTERNATIVA DE SUPERAÇÃO DO MODELO TÉCNICO-LINEAR, por Décio Roberto Calegari

Imagem


História do Handebol











História do Handebol




Conheça a História do Handebol, inventor do esporte, primeiros jogos, origem e evolução do esporte



























Início do esporte: partidas disputadas em campos de futebol































Origem do Handebol








































O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.































Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados, parecidos com os de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.































No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.































Fatos importantes da história do handebol:































- Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.































- Nas Olimpíadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. Foi a estréia do esporte em Jogos Olímpicos. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.































- Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.































- Em 18 de julho de 1946, foi fundada a IHF (International Handball Federation), atualmente com sede na cidade de Basiléia (Suíça).































- No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.































- Após um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra.































- Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).































Associações:








































- Em nível internacional, as atividades de Handebol são organizadas e coordenadas pela IHF (Federação Internacional de Handebol) com sede na cidade de Basiléia (Suíça).































- No Brasil, o esporte é coordenado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) com sede na cidade de Aracaju (Sergipe).































Campeonatos:








































- O principal torneio internacional de Handebol é o Campeonato Mundial de Handebol (masculino e feminino). Ele é realizado em todos os anos ímpares e conta com a participação de seleções nacionais. O penúltimo mundial masculino aconteceu em janeiro de 2013 na Espanha. A seleção masculina espanhola foi a campeã, após derrotar a Dinamarca na final. Já o último campeonato feminino aconteceu, no mesmo ano, na Sérvia e teve como campeã a seleção do Brasil.































- O último Campeonato Mundial de Handebol (masculino) ocorreu entre 15 de janeiro e 1 de fevereiro de 2015, no Qatar. A França tornou-se campeã (5º título conquistado) e a seleção do Qatar ficou como vice-campeã.































- O próximo Campeonato Mundial de Handebol (masculino) ocorrerá na França, entre os dias 11 e 29 de janeiro de 2017. Já o feminino ocorrerá na Alemanha, entre os dias 1 e 17 de dezembro de 2017.































- Já a última versão feminina do Campeonato Mundial de Handebol ocorreu entre 5 e 20 de dezembro de 2015, na Dinamarca. A seleção da Noruega ficou com o título, após vencer as holandesas pelo placar de 31 a 23. Foi o terceiro título mundial conquistado pela seleção feminina de handebol da Noruega.































- Nas Olimpíadas do Rio 2016, o destaque ficou para a equipe feminina da Rússia que conquistou a medalha de ouro. Já no masculino, a medalha de ouro ficou para a equipe da Dinamarca.































Curiosidade:































- Embora seja praticado por milhares de pessoas em nosso país, a equipe brasileira ainda não conseguiu ganhar medalha olímpica no Handebol.































































HISTÓRIA DO HANDEBOLTemas Relacionados




• Campeões Mundiais de Handebol




• Curiosidades do Handebol




• Livros sobre HandebolBibliografia Indicada































Handebol - conceitos e aplicações













Autor: Almeida, Alexandre Gomes













Editora: Manole













Ano de publicação: 2011













Temas do livro: Esporte, Regras, Conceitos



















Fonte: https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_handebol.htm